Pela primeira vez, natal sedia evento literário



Com a realização da 1ª Bienal Nacional do Livro, Natal e o Rio Grande do Norte entram no circuito dos eventos literários de incentivo à leitura de livros patrocinados pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), entidade que conta com mais de 400 associados entre editores, livreiros e distribuidores. O evento ficará aberto ao público de 14 a 22 de junho, das 10h às 21h, no Centro de Convenções da cidade.

O Senado aproveita a oportunidade para apresentar aos potiguares suas publicações e informações sobre o papel do Casa no ordenamento institucional brasileiro. Os organizadores do evento esperam a presença de mais de 90 mil visitantes, entre eles estudantes escolas públicas e privadas de Natal e região, que já programaram visitas.

Para difundir a produção editorial brasileira, a bienal pretende expor centenas de títulos de obras literárias das mais importantes editoras do país, com a participação de autores locais, nacionais e internacionais que estarão presentes para debates, sessões de autógrafos e conferências.

O evento conta ainda com estandes de 85 editoras, distribuidores, livreiros e instituições culturais públicas e privadas interessadas em promover e desenvolver o estímulo à leitura, considerado pela CBL como condição essencial para o desenvolvimento educacional e criativo do cidadão.

Pelo menos 14 autores de renome nacional, como Ignácio de Loyola Brandão, já confirmaram presença. Uma das principais atrações da Bienal de Natal é o Salão de Idéias, um auditório com capacidade para 300 pessoas, onde serão promovidos debates e conferências com os escritores, bem como lançamentos de obras. A idéia dos organizadores é promover, assim, uma integração entre leitores e autores. No auditório também serão realizadas as apresentações culturais durante os nove dias de evento.

A participação do Senado em eventos literários começou em 1996, com a criação da Comissão de Feiras de Livro, que tem o objetivo de difundir, diretamente nos estados, o trabalho da Casa.

- Diversos estados já foram visitados e, este mês, o povo do Rio Grande do Norte vai poder entrar em contato direto com o Senado - afirma o diretor da Secretaria de Informação e Documentação, Paulo Afonso Lustosa, que é o coordenador da comissão.




13/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pela primeira vez em 7 anos, São Paulo tem um Natal sem sequestro

Brasil sedia Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica pela primeira vez

Brasil sedia pela primeira vez a maior conferência mundial sobre defesa da concorrência

Centro Histórico de Salvador abriga evento literário

Simon homenageia evento literário em Passo Fundo

Metrô participa do Corredor Literário com evento na estação Paraíso