Simon homenageia evento literário em Passo Fundo
Simon explicou que desta terça até sexta-feira (dia 31), cerca de 10 mil pessoas freqüentarão diariamente o evento, onde estarão presentes mais de uma centena de renomados autores, nacionais e estrangeiros, participando de mesas-redondas, palestras, seminários, cursos e debates. Ele lembrou que a Jornada Literária Nacional nasceu em 1981, durante uma conversa entre a professora Tânia Rosing e o escritor Josué Guimarães.
- Tudo começou quando ela se lamentou da "mesmice das aulas" e disse que gostaria de fazer um evento, mas não acreditava que escritores de Porto Alegre fossem se abalar até Passo Fundo. Então, o escritor Josué Guimarães se entusiasmou com a idéia e convenceu vários autores a participarem do primeiro encontro, que reuniu cerca de 750 pessoas - disse.
Entre os acontecimentos do evento, Simon destacou a concessão do Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura, o maior do gênero no Brasil, que dará R$ 100 mil ao autor do melhor romance publicado no ano passado. Segundo o senador, estão concorrendo 10 autores brasileiros e uma escritora moçambicana. Outro aspecto destacado por Simon foi o objetivo do evento, direcionado para o encontro do público com os escritores e a criação de leitores. "A Jornada começa quando os estudantes inscritos iniciam a ler e a discutir as obras dos escritores que estarão em Passo Fundo".
28/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Simon elogia jornada literária de Passo Fundo
Centro Histórico de Salvador abriga evento literário
Pela primeira vez, natal sedia evento literário
Metrô participa do Corredor Literário com evento na estação Paraíso
Sarney recebe convite para participar de evento de jornalismo literário
LDO atrai comunidade de Passo Fundo