Pequena empresa poderá ter acesso a crédito de agências de fomento dos estados



As agências de fomento que funcionam como bancos de desenvolvimento operados pelos governos estaduais poderão comprar participações de empresas por meio de fundos de investimento. A autorização foi concedida nesta quinta-feira (27) pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que ampliou a atuação dessas entidades. Até agora, as agências de fomento podiam apenas participar de empresas por meio de compra de ações.

O CMN também permitiu que as agências comprem participações em sociedades limitadas. Anteriormente, essas instituições podiam apenas fazer esse tipo de operação com sociedades anônimas.

De acordo com o chefe do Departamento de Normas do Banco Central, Sérgio Odilon dos Anjos, a medida tem como objetivo estimular a atuação das micro e pequenas empresas. “As agências de fomento fornecem recursos principalmente para as empresas menores, que estão iniciando as atividades. A maioria dessas companhias é de sociedade limitada”, explicou.

Apesar de ampliar a atuação das agências de fomento, o CMN estabeleceu que esse tipo de instituição financeira poderá comprar até 25% do capital de uma empresa. O conselho já proibia o controle de empresas pelas agências de fomento, o que, na prática, significaria que os governos estaduais controlariam as empresas beneficiadas. Mas antes o CMN não tinha especificado um percentual máximo de participação.

No caso da compra de empresas por fundos de investimento, a participação das agências de fomento nesses fundos também passará a ser limitada em 25%. Nesse caso, o fundo, no caso mais extremo, controlaria a empresa, mas as agências estaduais não exerceriam o controle porque detêm participação minoritária nesses fundos.

Presentes em 16 estados, as agências de fomento ajudam empresas, fornecendo empréstimos ou comprando parte da participação das companhias e investindo nelas. Atualmente, as agências respondem por apenas 0,16% do volume de crédito total no Brasil.
 

Fonte:
Agência Brasil



27/10/2011 20:24


Artigos Relacionados


BB facilita análise de crédito à pequena empresa

Secretaria da Micro e Pequena Empresa recebe crédito suplementar

Empresa que não adaptar acesso para pessoas com deficiência poderá ser punida com multa

Empresa que consulta cadastro de crédito poderá não se responsabilizar por dano ao consumidor

Estados e municípios terão acesso mais fácil ao crédito oficial

Agências de fomento discutem ética em estudos científicos