PÉRES ALERTA PARA SUCATEAMENTO DOS RECURSOS DO ENSINO PÚBLICO SUPERIOR



O senador Jefferson Péres (PSDB-AM), que é professor universitário, alertou hoje (dia 16) para o "lamentável processo de sucateamento" dos recursos materiais e humanos do sistema de ensino superior público. O senador defendeu um diálogo amplo e sério entre o Congresso Nacional, o governo e a comunidade acadêmica e científica "para a construção de uma alternativa sólida e promissora ao atual estado de coisas na universidade brasileira".

Jefferson Péres disse compreender a opção preferencial do Ministério da Educação pela reengenharia do ensino básico e de segundo grau, que são as etapas nas quais os mecanismos de exclusão social "funcionam de forma mais intensa e cruel".

- Isso, entretanto, não justifica o abandono do ensino superior à míngua de recursos de toda ordem. É bem possível que uma saída seja a proposta do Executivo de conceder plena autonomia às universidades federais - acrescentou o senador.

Jefferson Péres chamou a atenção dos senadores também para a situação financeira dos professores universitários. Afirmou que, sem reajuste salarial há mais de três anos, muitos docentes "amargam o colapso de seus projetos pessoais e intelectuais". Segundo o senador, um professor-doutor adjunto IV, no topo da carreira, com dedicação exclusiva, recebe em torno de R$ 2.300,00.

Com esses vencimentos, disse Jefferson Péres, é praticamente impossível sustentar a família, comprar livros, adquirir equipamentos de informática, participar de eventos de qualificação ou atualização científico-pedagógica exigidos para o desempenho da docência e a orientação de futuros pesquisadores.

Outra questão abordada pelo senador foi o alto número de aposentadorias motivadas pelo temor de que as reformas administrativa e da previdência cortariam benefícios e violariam direitos adquiridos. Segundo Jefferson Péres, em decorrência desse fato 6.500 vagas docentes em 39 universidades permanecem em aberto e sem perspectiva de preenchimento regular e definitivo.



16/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá reivindica recursos para ensino público superior

CE aprova piso para magistério público da educação básica e criação de cargos para o ensino superior público

Aprovado projeto que obriga ensino superior público manter cursos de extensão para idosos

Comissões de Educação do Senado e da Câmara realizam seminário para discutir o ensino superior público no Brasil

Recursos para assistência estudantil também chegarão às instituições estaduais de ensino superior

Novo portal do Sisu orienta os candidatos a vagas no ensino superior público