Jucá reivindica recursos para ensino público superior



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) abordou, em discurso, a situação precária do ensino superior público no país, principalmente no que diz respeito à carência de docentes, tomando como exemplo a Universidade Federal de Roraima, que atualmente funciona com sete professores no curso de Medicina e cinco nos cursos de Direito e Física.

Jucá informou que hoje existem cerca de 8 mil vagas de professores a serem preenchidas, uma vez que há três anos as instituições federais não podem fazer contratações. Esse déficit, acrescentou, reflete-se diretamente na escassez de vagas para alunos, sobretudo aqueles que não podem arcar com o alto custo das mensalidades cobradas por instituições privadas.

O senador chamou a atenção para reportagem veiculada no Jornal Nacional de 9 de maio passado, anunciando abertura de concurso para 2 mil professores efetivos, além de mostrar a penúria dos equipamentos de algumas instituições que são obrigadas a utilizar seus recursos para a contratação de professores substitutos. Jucá ressaltou que o concurso, embora alentador, "ainda está muito longe" de suprir a necessidade das instituições.

O Brasil, conforme Jucá, tem baixa taxa de escolarização no nível superior quando comparado a outros países, inclusive os latino-americanos. O senador informou que apenas 11,8% dos jovens em idade de cursar uma faculdade estão matriculados, enquanto na Argentina esse índice é de 39% e, no Chile, de 27%.

Jucá também citou um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada que revelou redução de 10% dos recursos governamentais destinados às instituições federais e estaduais de ensino superior no período de 1995 a 1998. As verbas, segundo o senador, não permitem investimentos em reformas, laboratórios e equipamentos.

29/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


PÉRES ALERTA PARA SUCATEAMENTO DOS RECURSOS DO ENSINO PÚBLICO SUPERIOR

CE aprova piso para magistério público da educação básica e criação de cargos para o ensino superior público

Aprovado projeto que obriga ensino superior público manter cursos de extensão para idosos

CENSO MOSTRA EXPANSÃO NO ENSINO SUPERIOR, DIZ JUCÁ

Comissões de Educação do Senado e da Câmara realizam seminário para discutir o ensino superior público no Brasil

Recursos para assistência estudantil também chegarão às instituições estaduais de ensino superior