PÉRES HOMENAGEIA OS 90 ANOS DA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO AMAZONAS



Fundada em 23 de setembro de 1909 por decreto do então presidente Nilo Peçanha como uma das Escolas de Aprendizes Artífices, a atual Escola Técnica Federal do Amazonas foi homenageada pelo senador Jefferson Péres (PDT-AM). Por meio dela, o senador homenageou também todas as instituições congêneres "por nove décadas de profícuo, generoso e inabalável devotamento à causa da educação tecnológica, do desenvolvimento industrial, da promoção profissional e socioeconômica de tantas gerações da melhor juventude estudiosa e trabalhadora de nosso país".
Péres relatou que apenas em 1942, durante o Estado Novo de Getúlio Vargas, foi inaugurada a sede definitiva da escola técnica, que conta hoje com laboratórios de eletrônica, eletrotécnica, mecânica, estradas, solos e segurança do trabalho, além de um parque com infra-estrutura para várias modalidades de práticas esportivas.
Entre os principais objetivos da Escola Técnica Federal do Amazonas, o senador destacou os de ministrar cursos de qualificação, requalificação e reprofissionalização, ensino técnico de habilitação profissional a diferentes setores da economia e ensino médio; oferecer educação continuada de atualização, aperfeiçoamento e especialização de profissionais na área tecnológica; promover cursos e programas de formação pedagógica de professores e especialistas; realizar pesquisa aplicada, estimulando a criatividade no desenvolvimento de soluções tecnológicas.
Embora ainda não ministre educação tecnológica de 3º grau, a escola técnica, segundo Jefferson Péres, brevemente oferecerá um curso de tecnologia de informática.

24/09/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo homenageia escola técnica de Roraima

Cristovam propõe escola técnica no Entorno do Distrito Federal

Aprovada criação da Escola Técnica Federal do Vale do Taquari

Mesquita Júnior diz que Acre precisa de uma escola técnica federal

Arthur Virgílio homenageia Universidade Federal do Amazonas

Projeto autoriza a criação da Escola Técnica Federal Industrial de Laranjal do Jarí, no Amapá