Projeto autoriza a criação da Escola Técnica Federal Industrial de Laranjal do Jarí, no Amapá
Projeto de lei (PLS 242/06) elaborado pelo senador José Sarney (PMDB-AP) autoriza o Poder Executivo a criar a Escola Técnica Federal Industrial de Laranjal do Jarí, terceiro maior município do estado do Amapá. A matéria está na Comissão de Educação (CE), aguardando designação de relator.
De acordo com a proposta, a Escola Técnica Federal Industrial de Laranjal do Jarí será uma instituição de ensino profissionalizante em nível médio, destinada à formação de técnicos para atender às necessidades socioeconômicas dos setores industrial, extrativista e agropecuário da região do Vale do Jarí. Na justificativa do projeto, Sarney afirma que a demanda por mão-de-obra especializada (indústria de extração, beneficiamento de minérios, manejo florestal e agroindústria) é uma das maiores "emergências educacionais do Amapá".
O senador destaca que o Amapá é o segundo produtor nacional de manganês e o sexto na produção de ouro, além de se destacar na exploração de pinus, palmito, castanha-do-pará, açaí, mandioca, arroz, milho, feijão e banana. A nova instituição federal, avalia Sarney, contribuirá para que a região "mantenha o seu ritmo de crescimento, de forma sustentável".
O município de Laranjal do Jari foi criado em dezembro de 1987 no sudeste do Amapá. A população estimada é de aproximadamente 40 mil habitantes. O município estende-se ao longo do Rio Jarí, fazendo fronteira com o Pará e com a Guiana Francesa, no trecho próximo à foz do Rio Amazonas.
28/12/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto de Freitas Neto autoriza criação de escola técnica no Piauí
Senado aprova MP que libera recursos para atender vítimas de incêndio em Laranjal do Jarí no Amapá
CE autoriza criação de escola técnica na cidade goiana de Valparaíso
Aprovada criação da Escola Técnica Federal do Vale do Taquari
Projeto autoriza criação de distrito agropecuário no Amapá
ROCHA PEDE AJUDA PARA LARANJAL DO JARI