PÉRES PROPÕE REGULAMENTAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS PELO EXECUTIVO



O senador Jefferson Péres (PSDB-AM) apresentou projeto de lei que regulamenta a apresentação, o julgamento e a apreciação das contas que devem ser prestadas anualmente pelo presidente da República, como prevê a Constituição federal. A proposta será apreciada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em caráter terminativo.

De acordo com o senador, nos últimos anos têm sido detectadas deficiências e inadequações nos relatórios apresentados pelo Poder Executivo, impedindo que o Congresso avalie devidamente a execução das ações governamentais. "Estamos conscientes da urgente necessidade da regulamentação proposta, diante da forma pouco produtiva com que o Poder Legislativo vem exercendo sua função fiscalizadora", afirmou.

O projeto de lei, segundo o senador, fixa diretrizes mais claras quanto ao conteúdo, à estrutura e à abrangência das contas prestadas, visto que a legislação vigente refere-se ao tema de forma vaga e imprecisa. A iniciativa proposição especifica os documentos que devem compor as contas do governo e os respectivos relatórios a serem apresentados pelo presidente da República.

A matéria estabelece que além de demonstrativos da posição financeira e orçamentária das operações de cada Poder, serão cobrados os dados de balanço geral da União e a análise dos resultados alcançados. "Feita da forma preconizada na presente proposta, a prestação de contas poderá atuar efetivamente como elemento inibidor da corrupção e impeditivo da impunidade", argumentou.

O projeto de Jefferson Péres também distingue as matérias que devem ser submetidas a julgamento daquelas a serem apenas apreciadas pelo Congresso, estabelecendo os critérios para aprovação ou rejeição das contas prestadas.



08/12/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hartung propõe prestação de contas do Copom

Regulamentação de profissões passa pelo Congresso, mas esbarra em vetos do Executivo

Prestação de contas

Prestação de contas sob suspeita

Garibaldi diz que não há atraso na prestação de contas dos senadores

Ministério prorroga data para prestação de contas