Perícia comprova fraude no transporte de combustível



Os fiscais encontraram quatro bombonas plásticas capazes de reter até 222,6 litros a cada transporte

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, constatou fraude em caminhão que fornecia combustível para postos na Grande São Paulo. A perícia foi realizada nesta quarta-feira, 17 de setembro, na base de inspeção de veículos-tanque do Ipem em Guarulhos.

Dentro do tanque do veículo, com capacidade para transportar 15 mil litros, os fiscais encontraram quatro bombonas plásticas capazes de reter até 222,6 litros a cada transporte de combustível, lesando o cliente que adquiriu o produto.

A irregularidade foi primeiramente verificada em blitz realizada na terça-feira, 16 de setembro, na Base da Casa Verde da Polícia Militar, na Marginal do Tietê, em conjunto com a Subcomissão de Estudos e Prevenção de Acidentes no Transporte de Produtos Perigosos da Região Metropolitana de São Paulo, da qual o Ipem participa. Na ocasião, durante inspeção visual os fiscais se depararam com furos na parte de baixo do tanque, com resíduos de vazamento.

O veículo teve o certificado de inspeção apreendido, o proprietário foi autuado e a multa pode chegar até a R$ 50 mil. O caminhão da marca Mercedes Benz, placa KCL 91733, da Cidade de São Paulo, foi em seguida escoltado pela Polícia Militar até o Ipem de Guarulhos, onde os técnicos realizaram a perícia na manhã desta quarta-feira.

O exame constatou que as entradas serviam para acionar o fechamento dos compartimentos extras no interior do tanque utilizados para reter parte do combustível transportado, no momento da descarga no posto.

No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Ouvidoria do Ipem: 0800 - 0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
E-mail: [email protected]

Do IPEM-SP

 



09/17/2008


Artigos Relacionados


Novo kit de perícia comprova drogas em cinco minutos

Mais postos de combustível são autuados com indícios de fraude

SP aperta legislação e Fisco tem nova arma no combate à fraude de combustível

EMTU identifica fraude no sistema de transporte

Nelson Barbosa descarta desoneração do combustível no transporte urbano

Fundo de Mudança do Clima vai financiar projetos de transporte público com combustível limpo nas cidades da Copa