Pernambuco vai armazenar dados de instituições de ensino do País



Um supercomputador em Recife, Pernambuco, armazenará os dados da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável pelo tráfego de informações de 600 instituições de ensino no País. A máquina conta com 1.200 processadores que juntos são capazes de analisar 4 petabytes de dados, o equivalente a 4 milhões de gigabytes – ou a capacidade de 850 mil discos de DVD.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi escolhida para abrigar o equipamento de computação em nuvem, que deve chegar à cidade até abril deste ano.

A escolha de Pernambuco como endereço do megacomputador foi anunciada, na quinta-feira (5), pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e pelo governo do estado.

“O Nordeste concentra 27% da população brasileira e apenas 13% do PIB [Produto Interno Bruto] e nossa intenção é a de diminuir desigualdades”, justificou o ministro, Aloizio Mercadante.

A computação em nuvem é uma tendência mundial e consiste no armazenamento de dados na internet em vez dos tradicionais discos rígidos físicos. Entre outras vantagens, o usuário pode ter acesso aos seus arquivos em qualquer lugar do mundo.

Um acordo entre o governo federal e a fabricante de componentes eletrônicos Huawei, firmado pela presidenta Dilma Rousseff em abril do ano passado, prevê a doação de equipamentos com grande capacidade de armazenamento de dados. Eles vão formar duas grandes centrais de processamento no Brasil. Além do Recife, a cidade de Manaus, no Amazonas, foi contemplada.

“Na área de tecnologia da informação, a Huawei está trazendo uma grande oportunidade. A computação em nuvem é uma das fronteiras de inovação e de avanço da tecnologia de massa. Isso é fundamental para os consumidores e para o interesse das empresas que utilizam a internet. Mas é, também, uma área muito promissora de pesquisa, de inovação e de desafios tecnológicos”, explicou Mercadante.

 

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



06/01/2012 15:10


Artigos Relacionados


Instituições de ensino iniciam envio de dados para o Censo

Instituições de ensino superior iniciam envio de dados para o censo

Rede acadêmica brasileira ganha reforço para armazenar dados

Sociedade poderá fiscalizar instituições de ensino superior do País

Instituições privadas de ensino superior querem que MEC priorize ensino fundamental

Instituições podem consultar dados pela internet