Sociedade poderá fiscalizar instituições de ensino superior do País



Participação da sociedade na regulação do ensino superior está prevista no Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior

 

Visando aprimorar o processo de regulação e de supervisão das instituições e dos cursos de ensino superior no Brasil, o Ministério da Educação criou o Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Pares), por meio da portaria nº 1.006, publicada na segunda-feira (13), do Diário Oficial da União.

Entre as medidas que serão adotadas pelo programa está uma maior participação da sociedade no processo de regulação, por meio de consultas e audiências públicas. “A intenção é aumentar a participação da sociedade para que se manifeste sobre mudanças legislativas, proposição de novas exigências e tudo que pode impactar os cursos e a vida dos próprios estudantes”, explica o diretor de Política Regulatória da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), Adalberto Maciel Neto.

A sociedade poderá participar também do conselho consultivo, que é um órgão criado dentro do Pares, com a finalidade de orientar a atuação da Seres na formulação de políticas de regulação e supervisão da educação superior no Brasil. Esse conselho vai propor soluções sobre diversos temas, dentre os quais a política de supervisão do MEC e sugerir prioridades para a educação superior.

A coordenação do Pares será de responsabilidade da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior. “O Pares vem para dar mais transparência ao processo de regulação. No conselho consultivo, as instituições vão ter voz e propor mudanças, sempre com foco na melhoria da educação superior”, esclarece Adalberto.

Caberá também ao Pares realizar estudos e pesquisas relacionados aos procedimentos de regulação e supervisão da educação superior, além de adotar metodologias e soluções tecnológicas capazes de ampliar e fortalecer a capacidade regulatória do MEC.

 

Regulação e Supervisão da Educação Superior

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior é  a unidade do Ministério da Educação responsável pela regulação e supervisão de instituições públicas e privadas de ensino superior, e cursos superiores de graduação do tipo bacharelado, licenciatura e tecnológico, na modalidade presencial ou a distância. 

 

Leia mais:

MEC adota medidas para proteger alunos de instituição irregular de São Paulo

MEC investiga universidade suspeita de cometer irregularidades no Enade

O ensino superior no Brasil é oferecido por universidades, centros universitários, faculdades e centros de educação tecnológica

 

Fonte:
Ministério da Educação 
Portal Brasil

 

14/08/2012 15:26


Artigos Relacionados


Instituições privadas de ensino superior querem que MEC priorize ensino fundamental

MEC descredencia instituições de ensino superior no Rio

Instituições de ensino superior já podem se cadastrar no Suas

Representantes de instituições brasileiras conhecem ensino superior dos EUA

Representantes de instituições brasileiras conhecem ensino superior dos EUA

ONG mapeia instituições de ensino superior com sistema de cotas