Personalidades femininas recebem Diploma Bertha Lutz



Será entregue, durante a sessão plenária do Senado desta quarta-feira (13), o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. As agraciadas, personalidades femininas que tenham contribuído com a defesa dos direitos da mulher e das questões de gênero, são a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP); a desembargadora do Rio Grande do Sul Maria Berenice Dias; a secretária municipal de Fortaleza Maria Isabel Lopes; a socióloga e professora de São Paulo Heleieth Bongiovani Saffioti; e a advogada Herilda Balduíno de Sousa, moradora do Distrito Federal.

O Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz foi instituído em 2001 a partir de proposta da senadora Emilia Fernandes (PT-RS). As premiadas são escolhidas por conselho formado por representantes dos partidos com assento no Senado, atualmente presidido pela senadora Emilia Fernandes e integrado pelos senadores José Alencar (PL-MG) (vice-presidente), Ademir Andrade (PSB-PA), Marluce Pinto (PMDB-RR), Maria do Carmo Alves (PFL-SE), Ricardo Santos (PSDB-ES) e Wellington Roberto (PTB-PB).

Nascida em 1894, Bertha Lutz foi uma das pioneiras na defesa dos direitos da mulher no Brasil, tendo adotado, no início do século passado, a causa do voto feminino. Foi deputada federal (1936), lutando pelos direitos trabalhistas da mulher e do menor. Bióloga de profissão, formada pela Sorbonne, trabalhou com pesquisadora do Museu Nacional por mais de 40 anos. Bertha faleceu em 1976.



12/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Homenagem às agraciadas do Diploma Bertha Lutz

Diploma Bertha Lutz recebeu 19 inscrições

Senado homenageará mulheres com Diploma Bertha Lutz

Escolhidas as próximas agraciadas com o Diploma Bertha Lutz

Mais de 50 mulheres já receberam o Diploma Bertha Lutz

Congresso homenageia mulheres com Diploma Bertha Lutz