Diploma Bertha Lutz recebeu 19 inscrições
A edição de 2005-2006 do Diploma Mulher Cidadã - Bertha Lutz recebeu, até está terça-feira (14), 19 indicações de mulheres que se destacaram na luta pela conquista de direitos das mulheres brasileiras. De acordo com informações do gabinete da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que é presidente do Conselho Mulher Cidadã - Bertha Lutz, embora o prazo para as inscrições tenha se encerrado oficialmente no último dia 1º, ainda estão chegando currículos de candidatas postados até aquele dia.
As indicações estão passando atualmente por uma triagem inicial por parte da Consultoria Legislativa do Senado, responsável pela checagem das informações contidas nos currículos das candidatas. Em janeiro de 2007, o Conselho Mulher Cidadã - Bertha Lutz reúne-se para a escolha dos cinco destaques de 2006 que receberão o prêmio.
O diploma, criado em 2001, é entregue anualmente, em sessão solene do Congresso Nacional, em março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, celebrado oficialmente no dia 8.
Em 2005, o diploma foi entregue a Elizabeth Altino Teixeira, sobrevivente das Ligas Camponesas na Paraíba; a Geraldina Pereira de Oliveira, trabalhadora rural; a Rosmary Corrêa, advogada e deputada estadual de São Paulo; a Jupyra Barbosa Ghedini, funcionária pública federal; e a Yawanawa Raimunda Putani, pajé indígena.
Bertha Lutz
Bertha Maria Júlia Lutz (1894-1976) foi a maior líder nacional na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras, em especial pela aprovação da legislação que permitiu o direito de votarem e serem votadas. Em 1919, criou a Liga para a Emancipação Intelectual da Mulher, que foi o embrião da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF).
Em 1922, Bertha Lutz foi eleita vice-presidente da Sociedade Pan-Americana da Liga das Mulheres Eleitoras, mas somente em 1932, dez anos depois, o então presidente Getúlio Vargas estabeleceu o direito ao voto feminino no Brasil.
Em 1936, Bertha Luz assumiu mandato de deputada federal, marcando sua atuação parlamentar na luta por propostas de mudança na legislação referente ao trabalho da mulher e do menor, visando condições mais dignas no mercado de trabalho para esses dois segmentos da população.
14/11/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz recebeu 49 inscrições
Inscrições para Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz podem ser feitas até 1º de novembro
Serys anuncia abertura de inscrições para próxima edição de Diploma Bertha Lutz
Senado abre inscrições para o prêmio Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz 2009
Senado prorroga prazo para inscrições de candidatas ao Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz
Prêmio Bertha Lutz recebeu 75 indicações