Pesquisa aponta alternativas para uso limpo do carvão
O Brasil possui uma das maiores reservas de carvão mineral do mundo. O estudo produzido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em 2012, revelou que a produção nacional encontra-se apenas na 26ª posição. Segundo a pesquisa da organização social, supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o processo que transforma a pedra de carvão em gás é uma alternativa para aumentar o uso do minério sem prejudicar o meio ambiente.
Chamada de “gaseificação por leito fluidizado circulante”, a técnica foi desenvolvida, no Brasil, de maneira pioneira pela empresa Delta H. Além do uso mais eficiente e limpo, o processo de gaseificação trará um retorno financeiro sete vezes maior do que o mineral sólido.
O carvão mineral também é chamado de petróleo sólido pela grande capacidade energética. O recurso natural, em sua maioria, é usado nas termelétricas, incluindo para o uso energético industrial e a utilização na siderurgia para a produção de coque, ferro-gusa e aço. “O Brasil é o único possuidor de grandes reservas que não consta entre os maiores produtores mundiais de carvão mineral”, destacou o líder da pesquisa, Elyas Medeiros.
Reserva de Candiota (RS)
A maior reserva de carvão mineral do Brasil fica em Candiota (RS). O município responde por 23% do potencial do País. O prefeito Luiz Carlos Folador afirma que a cidade gaúcha tem interesse em receber a primeira unidade de gaseificação do Brasil. “Com certeza daremos um grande salto no que diz respeito ao desenvolvimento e inovações tecnológicas, pois projetos assim são referências no mundo”, disse.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
06/12/2013 11:29
Artigos Relacionados
Suplicy comenta pesquisa da UnB que aponta bons resultados das penas alternativas
Marisa Serrano aponta alternativas para acesso a dados do TCU
Programa Córrego Limpo avança na região de Campo Limpo
Pesquisa aponta falta de serviços para notificação de crimes
Pesquisa consolida posições e aponta para um segundo turno
Pesquisa aponta para alta nas compras de brasileiros em Buenos Aires