Suplicy comenta pesquisa da UnB que aponta bons resultados das penas alternativas



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) comentou o resultado de pesquisa realizada pelo Grupo Candango de Criminologia, da Universidade de Brasília, que durante três anos (1997-1999) avaliou 407 fichas criminais de presos por furto e roubo no Distrito Federal e concluiu que os apenados que receberam penas alternativas reincidiram menos e foram mais facilmente reinseridos na sociedade.

- A aplicação de penas alternativas, em vez de restritivas à liberdade, facilitaram a reinserção [à sociedade] e diminuíram o cometimento de crimes - assinalou o parlamentar.

A adoção de penas de prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas, o pagamento de cestas básicas a instituições beneficentes ou ainda a restrição de determinados direitos, como a suspensão da carteira de motorista por tempo determinado, reduziu a reincidência de crimes em proporção superior a dos presos que cumpriram pena em regime fechado, informou o senador.

Suplicy relatou que a pesquisa, publicada em matéria do Correio Braziliense do dia 19 deste mês, mostra que 24,2% dos presos que tiveram penas alternativas voltaram a cometer delitos, enquanto a reincidência entre os que cumpriram pena em regime fechado chegou a 53,1%. O senador considera esse dado preocupante, apontando a relevância da pesquisa.

O senador disse que os parlamentares, que formulam a legislação do país, devem avançar em direção à redução de casos de imposição de penas restritivas de liberdade e ampliar a aplicação de penas alternativas, seguindo a corrente de países como Canadá, Finlândia, Estados Unidos, Holanda e África do Sul.

- Que nossos juízes possam aplicar as mais variadas formas de penas alternativas - propôs.



23/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Terapias alternativas dão bons resultados no Hospital Estadual do Mandaqui

Suplicy defende adoção de penas alternativas

Suplicy comemora bons resultados macroeconômicos do Brasil

Suplicy defende discussão sobre penas alternativas

Eduardo Suplicy defende maior aplicação de penas alternativas

Pesquisa aponta alternativas para uso limpo do carvão