Pesquisa busca alimentação sustentável de camarões e peixes marinhos



Projeto financiado pelo Programa Ciência sem Fronteiras estuda o desenvolvimento de rações e regimes alimentares para camarões e peixes marinhos e está sendo desenvolvido no Laboratório de Aquicultura do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP).

A pesquisa intitulada “Alimentando o peixe de amanhã: rações e regimes alimentares ambiental e economicamente sustentáveis para a produção de aquicultura marinha” pretende avançar nos aspectos práticos da nutrição destas espécies marinhas, assim como incrementar a interação entre a academia e o setor produtivo.

O objetivo, diz o coordenador do projeto e bolsista do CsF, Daniel Lemos, é realizar pesquisa científica sobre os aspectos práticos mais necessários e urgentes da nutrição de espécies de camarões e peixes marinhos, consolidar e incrementar a atuação e a interação científica em rede, incluindo a indústria, por meio de pesquisas realizadas com colaboração internacional, com destaque para a valiosa participação de Albert  J. Tacon, na orientação e supervisão do programa de pesquisa, assim como pós-docs de estudantes.

Segundo Daniel Lemos, a ração é um dos insumos mais importantes para a aquicultura e para a criação de peixes e camarões marinhos que tem um custo de produção majoritário.

De acordo com o pesquisador, o projeto prevê também experimentos em condições de cultivo comercial que deverão contar com o apoio de empresas de criação e produção de alimento.

Para sua implementação, o projeto conta com um galpão na estação de pesquisa do IOUSP, à beira marna cidade de Ubatuba, em São Paulo, para experimentos de alimentação com peixes e camarões marinhos, incluindo laboratório fechado, laboratório de produção de dietas experimentais secas e semi-úmidas, sistema experimental para ensaios com camarões marinhos com filtração física e biológica e alimentação automática, além de sistema de aquecimento e experimental para ensaios com peixes marinhos.

Fonte:
CNPq com informações da Revista Panorama da Aquicultura



17/02/2014 18:05


Artigos Relacionados


Oficina avalia conservação de peixes ósseos marinhos

CAE adia votação de estímulo à criação de peixes e camarões em cativeiro

Secretário-geral da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos recomenda pesquisa de recursos minerais

TV Senado mostra como criação sustentável de peixes transformou a realidade de assentamentos

Pesquisa estuda resgates de peixes-boi na Amazônia

Pesquisa da USP: alimentação "colorida" combate o câncer