Secretário-geral da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos recomenda pesquisa de recursos minerais



Em palestra aos integrantes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), nesta terça-feira (25), o secretário-geral da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos, Satya Nandan, recomendou ao Brasil promover pesquisas a respeito do potencial mineral do Atlântico Sul. Ele observou que é cada vez maior o interesse de diversos países pelos recursos minerais localizados no fundo dos oceanos, em áreas de águas internacionais.

- Países como a China começam a se interessar pela exploração de minérios no fundo do mar. O Brasil poderia começar suas pesquisas para localizar potenciais riquezas, pois, se vocês não o fizerem, outros vão fazê-lo - alertou Nandan.

Em sua exposição aos senadores, o secretário-geral lembrou que a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar entrou em vigor em 1994, 12 anos depois de sua assinatura. Mas ainda existem países, como os Estados Unidos, que não aderiram aos termos da convenção. Ele disse esperar que a nova administração norte-americana ratifique o documento dentro de "seis a oito meses".

O Brasil foi um dos primeiros países a ratificar a convenção, disse Nandan. E tornou-se um dos seus "principais beneficiários", devido às grandes reservas de petróleo e gás que têm sido encontradas na plataforma continental. A convenção, como explicou o secretário-geral, permite aos países litorâneos o estabelecimento do mar territorial de 12 milhas e de uma zona econômica exclusiva de 200 milhas.

Em alguns casos, observou, essa zona pode ser estendida até 350 milhas, dependendo da extensão da plataforma submarina. O Brasil já apresentou pedido nesse sentido, que ainda está sendo analisado, como informou Nandan. A reunião foi feita a partir de requerimento apresentado pelo presidente da CRE, senador Heráclito Fortes (DEM-PI).



25/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente de entidade dos fundos marinhos participa de audiência na CRE

Em conversa com Sarney, secretário-geral ibero-americano destaca Ano Internacional dos Afrodescendentes

Pesquisa busca alimentação sustentável de camarões e peixes marinhos

Secretário-geral da Fifa confirma vinda ao Brasil para debater Lei Geral na Câmara

Proposta de Dutra assegura à União administração dos recursos minerais

Quintanilha destaca potencial econômico de recursos minerais do Tocantins