Pesquisa da Unesp usa lodo de esgoto e cascas de palmito como adubo



Projeto foi iniciado para dar uma aplicação viável ao Vale do Ribeira, utilizando resíduos produzidos pela agroindústria local

Para dar uma destinação sustentável ao lodo gerado durante o tratamento de esgoto, a Unesp de Registro em parceria com a Sabesp, desenvolveu um estudo que o material e a casca de palmito como adubo. O composto tem desempenho em média 20% superior ao substrato industrializado.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Por ser um poluente potencial se mal utilizado, o uso do lodo de esgoto deve ser feito com cuidado. Para gerar um produto seguro, a pesquisadora esterilizou o material por meio do processo de compostagem, que eleva a temperatura do material, matando os microorganismos nocivos à saúde. Todo o resíduo foi cedido pela Sabesp, que busca formas mais seguras e rentáveis de dispor adequadamente esse material.

A compostagem foi obtida com a adição de cascas de palmito pupunha. O elemento fibroso deu a porosidade necessária para a geração da receita. Os pesquisadores avaliaram três tipos diferentes de misturas para a produção de espécies nativas da Mata Atlântica: Aroeira Pimenteira, Juçara e mudas de eucalipto. Cada uma delas com com proporções de lodo de esgoto de 50%, 66% e 75% cada. Os resultados parciais indicam que todas tem bom potencial como substrato, com resultados variando entre as espécies testadas.

Iniciado em 2011, o projeto tinha como alvo os produtores do Vale do Ribeira, local que tem o palmito como uma de suas principais atividades econômica. Além disso, as agroindústrias têm problemas quanto ao descarte dos resíduos, representando um custo e uma preocupação em relação a impactos ambientais. A utilização do substrato em maior escala depende agora de uma adequação à legislação

Do Portal do Governo do Estado

 



05/02/2013


Artigos Relacionados


Sabesp transformará lodo de esgoto em fertilizante

Botucatu recebe seminário sobre destino do lodo de esgoto

Botucatu recebe hoje seminário sobre destino do lodo de esgoto

Vídeo mostra como fazer adubo orgânico 100% vegetal

Como o esgoto chega à estação de tratamento

Arsesp divulga pesquisa de satisfação dos serviços de água e esgoto