Pesquisa de Avaliação Nutricional Quilombola chega à região Centro-Oeste



A partir desta quarta-feira (1º), seis comunidades quilombolas nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás receberão os pesquisadores Núcleo de Pesquisa, Informação e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (DataUFF). A instituição, contratada por meio de licitação pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), vai coletar dados para a Pesquisa de Avaliação Nutricional.

O estudo, conduzido pelo ministério em parceria com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), busca analisar o perfil nutricional de crianças menores de 5 anos de idade, além de avaliar a situação socioeconômica das famílias. “Além disso, faremos o georreferenciamento de todos os domicílios e de todos os equipamentos públicos disponíveis na região”, explica a diretora de Avaliação, da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) do MDS, Junia Quiroga.

Ao todo, serão 173 comunidades quilombolas pesquisadas em todo o País. O trabalho de campo é feito por 30 pesquisadores, divididos em duas equipes que viajam pelos estados. Na última semana de maio, um grupo de deis pesquisadores retornou ao estado do Rio de Janeiro para concluir a pesquisa no Sudeste, com a visita à comunidade do Campinho da Independência. A 20km da turística Paraty, pela estrada Rio-Santos, o Campinho é a 23ª comunidade a ser visitada por esta equipe.


Questionário

Cada pesquisador se dirige a uma residência para aplicar o questionário. Nas casas onde há crianças menores de 5 anos, é necessário fazer a medição de peso e altura, com a participação de Queila.

O número de perguntas a serem respondidas depende da situação de cada família: se há crianças, se há falta de alimentos, se há casos de baixo peso ou desnutrição infantil. Em cada residência, os pesquisadores passam entre 30 minutos e uma hora.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



31/05/2011 16:44


Artigos Relacionados


Chamada Nutricional Quilombola chega a Sergipe, Piauí e Mato Grosso do Sul

Centro-Oeste, Norte e Nordeste podem ter prioridade na avaliação de projetos para uso do fundo ambiental

Senadores eleitos na Região Centro-Oeste

Finep premia inovadores da região Centro-Oeste

Aplicativo incentiva o turismo na região Centro-Oeste

Finep entrega Prêmio de Inovação na região Centro-Oeste