Senadores eleitos na Região Centro-Oeste



Mato Grosso do Sul

Ramez Tebet, 65 anos, tem agora seu segundo mandato como senador do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), pelo Mato Grosso do Sul. É o atual presidente do Senado Federal, tendo sido eleito em setembro de 2001 para o período que vai até 15 de fevereiro de 2003. Casado, pai de quatro filhos, é natural de Três Lagoas (MS). Bacharel em Direito pela Universidade do Rio de Janeiro, Tebet foi promotor público no Mato Grosso do Sul e professor de Direito da Universidade Federal daquele estado. Durante seu primeiro mandato como senador da República, Ramez Tebet destacou-se ao presidir a CPI do Judiciário e o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Em 2001, Tebet também foi ministro da Integração Nacional no governo de Fernando Henrique Cardoso.
Suplente: Valter Pereira e Eduardo Otávio Teixeira Marcondes.

Delcídio do Amaral Gomez (PT) tem 47 anos, é casado e tem três filhas. Nascido em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, o senador eleito é engenheiro. Especialista em energia, foi diretor da Petrobras e dirigiu a hidrelétrica de Tucuruí. Serviu ao governo do presidente Itamar Franco como ministro das Minas e Energia. Foi secretário de Infra-Estrutura e Habitação no governo de Zeca do PT, no Mato Grosso do Sul, tendo participado ativamente das articulações que resultaram na construção do gasoduto Brasil-Bolívia, que atravessa o estado.
Suplentes: Ordalino Martins da Cunha e Antônio João Hugo Rodrigues.

Mato Grosso

Serys Marly Slhessaenko (PT) é gaúcha de Cruz Alta. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pedagoga e professora universitária, iniciou sua vida política em Cuiabá como secretária municipal de Educação (1985/1986) e secretária estadual de Educação (1987/1988). Foi reeleita deputada estadual três vezes consecutivas (1991/2003) e é a atual líder do PT na Assembléia Legislativa.
Suplentes: Wanderley Pignati e Orency Francisco.

Jonas Pinheiro da Silva (PFL) nasceu em 1941, na cidade de Santo Antônio do Leverger, no Mato Grosso. Casado, com um filho, Jonas Pinheiro é médico-veterinário formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foi presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) entre 1979 e 1982. Eleito deputado federal em 1982 pelo antigo Partido Democrático Social, Jonas Pinheiro foi reeleito duas vezes, já pelo Partido da Frente Liberal. Em 1994 obteve seu primeiro mandato de senador da República, e desde então tem defendido, no Senado Federal, os interesses da agropecuária, principal atividade econômica de seu estado.
Suplentes: Jorge Yoshiaki Yanai e Gilberto Flávio Goellner.

Goiás

Lúcia Vânia Abrão Costa (PSDB) é casada e mãe de três filhos. Nascida em 1944, em Cumari (GO), a senadora eleita é jornalista, tendo se formado pela Universidade Federal de Goiás, em 1982. Ela também se especializou em História da Arte no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro (RJ). Lúcia Vânia foi deputada federal constituinte, eleita em 1986. Foi reeleita três vezes, a última pelo Partido da Social Democracia Brasileira, tendo sido vice-líder deste partido na Câmara dos Deputados. Lúcia Vânia foi ainda secretária nacional de Assistência Social durante o primeiro mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso.
Suplentes: Marlucio Pereira da Silva e Antonio Faleiros Filho.

Demóstenes Lázaro Xavier Torres (PFL) fez sua estréia como candidato a um cargo público. Veterano no Poder legislativo, foi aprovado em concurso público para promotor e procurador de justiça de Goiás, tendo antes disso sido aprovado para o cargo de delegado de polícia. Exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás no biênio 95/98. Foi também secretário de Segurança no governo de Marconi Perillo (PSDB). Torres nasceu em Anicuns (GO) em 1961.
Suplentes: José Eduardo Fleury Fernandes Costa e Sandra Melon de Paula.

Distrito Federal

Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque, 58 anos, casado, nasceu em Recife, Pernambuco. Formado em Economia pela Sorbonne, na França, e professor da Universidade de Brasília (UnB), Cristovam foi governador do Distrito Federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), entre 1995 e 1998. O projeto Bolsa-Escola, implementado durante seu governo, foi premiado no Brasil e no exterior. Autor de 18 livros, Cristovam tem inúmeros artigos publicados e foi consultor de diversos organismos nacionais e internacionais no âmbito das Nações Unidas. O senador eleito também presidiu o Conselho da Universidade para a Paz da ONU, criou a ONG Missão Criança e participou da Comissão Presidencial para a Alimentação, dirigida pelo falecido sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.
Suplentes: Moisés José Marques e Eurípedes Pedro de Camargo.

Paulo Octávio Alves Pereira, 52 anos, casado com Anna Cristina Kubitschek, pai de quatro filhos, nasceu em Lavras, Minas Gerais. Empresário da construção civil, ele é dono das Organizações Paulo Octavio, que incluem a maior construtora de Brasília (DF) e empreendimentos nos setores hoteleiro, imobiliário e de shoppings centers. O senador eleito foi deputado federal pelo Partido de Renovação Nacional (PRN) entre 1991 e 1995. Voltou à Câmara dos Deputados em 1999, pelo Partido da Frente Liberal (PFL), no qual exerceu a função de vice-líder. No Distrito Federal, tem exercido a função de presidente do PFL, e apoiou a reeleição do governador Joaquim Roriz (PMDB).
Suplentes: Abdala Carim Nabut e Adelmir Araújo Santana.



07/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores eleitos na Região Sul

Senadores eleitos na Região Sudeste

Senadores eleitos na Região Norte (Rondônia,Roraima e Tocantins)

Finep premia inovadores da região Centro-Oeste

Aplicativo incentiva o turismo na região Centro-Oeste

Senadores eleitos na Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas e Pará)