Pesquisa mostra apoio ao tratamento obrigatório para dependentes de drogas
Pesquisa do DataSenado, realizada em junho, revelou que 80,4% da população são favoráveis a que dependentes de drogas sejam obrigados a passar por tratamento especializado. A sondagem abordou outros temas relacionados às políticas públicas de combate às drogas.
Mais de 78% dos entrevistados defenderam o aumento de 5 para 12 meses no período de prestação de serviços comunitários a que um usuário de drogas pode ser condenado. E para usuários reincidentes, 82% consideram adequada uma pena máxima de 24 meses de serviços comunitários.
Os entrevistados também são a favor de tratamento mais duro para os condenados por tráfico de pequena quantidade de drogas: 75% disseram que a pena não deve ser menor do que a de condenados por tráfico de maiores quantidades.
A pesquisa também procurou saber a opinião dos brasileiros a respeito dos motivos que levam uma pessoa a consumir entorpecentes. Para 27%, a influência de amigos é a principal causa; 26% apontam a falta de apoio familiar e 22% avaliam que essa é uma escolha pessoal. Uma parcela menor de entrevistados (16%) citou a falta de atitude do governo.
Quando perguntados se concordam ou não que seja ampliado, de 5 para 12 meses, o período da prestação de serviços comunitários a que um usuário pode ser condenado, 78,3% disseram estar de acordo. No caso de usuários reincidentes, a pena máxima deve passar de 10 para 24 meses de serviço comunitário na opinião de 82,8% dos entrevistados.
O DataSenado também ouviu a população a respeito da punição aplicada a condenados por tráfico de pequena quantidade de drogas. Para 75,8% dos entrevistados, esses traficantes não devem ter uma pena menor que a dos demais condenados.
A pesquisa ouviu 1.226 pessoas, por meio de entrevistas telefônicas, distribuídas em todas as unidades da federação. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos
10/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Saúde: HU oferece tratamento para funcionários da USP dependentes de álcool e drogas
Aprovado na CE projeto que dá tratamento social aos dependentes de drogas
Instituto de Psiquiatria do HC-SP tria dependentes de álcool para tratamento e pesquisa
Drogas avançam e país não garante tratamento a dependentes, aponta Wellington Dias
Quase metade dos universitários do País já usou drogas ilícitas, mostra pesquisa
IPq busca dependentes de álcool para estudo e tratamento