Pesquisa mostrará situação dos manicômios judiciais do País



Os ministérios da Justiça, Saúde, Desenvolvimento Social e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vão visitar e fiscalizar a partir desta segunda-feira (12) os hospitais de custódia do Brasil, mais conhecidos como manicômios judiciais.  Durante a ação, serão analisadas, por exemplo, infra-estrutura, condições médicas dos pacientes, serviços de saúde, assistência social e acesso à justiça, terapias aplicadas e trabalho feito com as famílias.

O primeiro local a ser observado será o Hospital de Custódia de Tratamento de Salvador.  O trabalho de verificação das condições do estabelecimento, pacientes e profissionais será feito até quarta (14). Depois da visita, uma equipe intersetorial promoverá ações de perícia médica e assistência jurídica aos pacientes por 60 dias. A ideia do mutirão é desenvolver soluções e arranjos locais para cada um dos estados visitados.

As visitas têm como objetivo traçar um quadro real da situação dos hospitais de custódia no País, para auxiliar o desenvolvimento de políticas públicas adequadas para a área. As boas práticas já existentes serão apresentadas para outros locais através da realização de seminário estadual com a apresentação de relatório final do diagnóstico alcançado.

Depois de Salvador, as próximas visitas devem acontecer no Ceará e em Fortaleza.

Hospitais de custódia

Os hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico são destinados aos inimputáveis e semi-imputáveis, de acordo com o Código Penal Brasileiro e a “lei de saúde mental”. O código define como inimputável, “o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento”.

O tema também envolve políticas de saúde pública, que, segundo a lei, deverão ser prestadas “em estabelecimento de saúde mental, assim entendidas as instituições ou unidades que ofereçam assistência em saúde aos portadores de transtornos mentais”.

Fonte:
Ministério da Justiça

 



13/07/2010 14:06


Artigos Relacionados


Pesquisa inédita mostrará situação dos graduados no mercado de trabalho

Pesquisa mostrará como os brasileiros adquirem e utilizam os medicamentos

PLENÁRIO DISCUTE NESTA TERÇA EXTINÇÃO GRADATIVA DOS MANICÔMIOS NO PAÍS

Pesquisa que avalia situação da Educação termina no dia 31

Pesquisa vai mostrar situação de graduados no mercado de trabalho

VICENTINHO LEVA A ACM PESQUISA SOBRE SITUAÇÃO DOS NEGROS