Pesquisa reúne registros etnográficos de indígenas do Amazonas



Assim como diversos povos espalhados pela floresta amazônica, os Kulina, que pertencem à família Arawá, vivem entre as bacias dos rios Purus e Juruá, no Amazonas. Para entender melhor a origem e evolução desse povo, um estudo realizado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) buscou contar a história do povo Kulina, destacando seus registros e etnografias.


A pesquisa foi realizada pela estudante do curso de Ciências Sociais, Liliane Souza de Souza, e foi um dos trabalhos apresentados no 19º Congresso de Iniciação Científica (Conic) da Ufam, ocorrido de 16 a 20 de agosto último, em Manaus (AM).


Com o título - A presença Kulina no Sudoeste Amazônico: registros e etnografias - a pesquisa foi feita no período de agosto de 2009 a agosto último. O estudo buscou refletir o processo migratório, para entender a repercussão desse processo na história e na organização socioespacial do povo Kulina atual. “Nosso objetivo foi identificar a mobilidade do povo Kulina a partir da produção etnográfica e de 21 microfilmes do Serviço de Proteção aos Índios (SPI)”, revelou.


Segundo ela, durante o processo de mobilidade, ocorreram grandes agentes estimuladores. “Um deles foi o próprio SPI, que teve o objetivo de atrair os índios para certas zonas produtivas fomentando neles uma vida sedentária fundada nas atividades agrícolas. O outro foi a figura dos seringalistas, que expropriavam os índios de suas terras caso elas se apresentassem férteis e produtivas ao Sistema de Aviamento”, disse.


De acordo com Liliane, num primeiro momento a mobilidade Kulina teve uma natureza exógena, ou seja, foi provocada por ações externas, o que ocasionou a atual ocupação de terras Kulina nos rios Purus e Juruá, no  Acre e Amazonas e no país vizinho Peru.


Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia

 



25/08/2010 17:45


Artigos Relacionados


Novas regras vão garantir autenticidade de registros de nascimento de indígenas

Funai restringe entrada em terras indígenas no Amazonas

Decretos homologam demarcação de terras indígenas no Amazonas

CCJ apóia a homologação de terras indígenas no Pará e no Amazonas

Indígenas do Amazonas recebem assistência para produzir alimentos

Procuradoria realiza mais de 400 atendimentos jurídicos aos indígenas do Amazonas