Pesquisador sugere regeneração natural para APPs ocupadas por pastagens
Cerca de 80% do passivo ambiental - áreas hoje ocupadas irregularmente com pastagem - poderá ser resolvido com o isolamento da área para regeneração natural da vegetação e com a adoção da técnica de manejo rotacionado de pastos - divisão da fazenda em pequenas áreas de pasto, com o deslocamento planejado do gado em cada parte. A proposta foi apresentada pelo professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Gerd Sparovek, em debate na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).
Para áreas de reserva legal, o pesquisador sugere que a compensação fora da propriedade seja direcionada a alvos como restauração de pastagens e áreas de interesse especial, que tenham maior relevância ambiental. Ele sugere ainda bônus para compensação em áreas que alimentem corredores ecológicos e que sejam adjacentes a Unidades de Conservação
Na opinião do especialista, o novo código deve manter a necessidade de restauração das APPs na maioria dos casos, estratégia contrária ao proposto no texto que veio da Câmara, de regularizar áreas consolidadas nessas área.
Mais informações a seguir
05/10/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Impacto do novo Código Florestal em APPs preocupa pesquisador
Pesquisador da Embrapa sugere mudança na lei para aumentar área agricultável
Delcídio sugere investimento em gás natural para evitar apagão
Pesquisador da Embrapa sugere mudança de índice de produtividade da terra
José Jorge sugere utilização da Cide em subsídios ao gás natural
SP tem tratamento inédito para regeneração de maxilas