Pesquisador da Embrapa sugere mudança na lei para aumentar área agricultável



VEJA MAIS

Primeiro debatedor a falar na audiência pública que discute a relação entre legislação ambiental e atividades do agronegócio, Eduardo Evaristo de Miranda, doutor em Ecologia e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Monitoramento por Satélite, sugeriu mudança no Código Florestal para aumentar a área disponível para a agricultura no Brasil. Ele argumenta que as Áreas de Proteção Permanente (APPs) deveriam ser incluídas na contabilização da área de Reserva Legal exigidas nas propriedades rurais.

De acordo com o especialista, a medida faria com que os atuais 30% do território nacional destinados às atividades agropecuárias passassem para 41%, sendo esse um "valor confortável", representando 3,5 milhões de quilômetros quadrados disponíveis.

No entanto, ele alerta para a necessidade de que sejam observando critérios de sustentabilidade na promoção de mudanças na legislação ambiental.

- O meio ambiente tem que estar a favor da agricultura e a agricultura a favor do meio ambiente. Não podemos premiar o desmatamento, mas aqueles que têm produtividade - afirmou.

Conforme explicou o especialista, qualquer modificação no Código Florestal brasileiro deve ser feita levando-se em conta as peculiaridades locais, razão pela qual avalia que as legislações e códigos estaduais estariam aptos a fazer tais modificações.

Em sua apresentação, o especialista apontou diferenças entre as áreas de proteção necessárias pelas condições de relevo e as que margeiam rios e demais cursos d"água. Mesmo sugerindo mecanismos para ampliar a área destinada à agropecuária, ele classificou como "impensável" o desmatamento na Amazônia.

Miranda finalizou sua exposição dizendo ser necessário analisar o caso das pequenas propriedades "com muita atenção", devido à relevância social dessas unidades. Conforme observou, deve-se buscar o equilíbrio entre a proteção do meio ambiente e as condições para o uso propriedade em atividades agrícolas.

Cristina Vidigal / Agência Senado

29/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pesquisador da Embrapa sugere mudança de índice de produtividade da terra

Pesquisador sugere regeneração natural para APPs ocupadas por pastagens

Pesquisador da Embrapa diz que Brasil precisa ampliar cultivo de dendê

Pesquisador da Embrapa defende cautela na reforma do Código Florestal

Serys sugere medida provisória para aumentar FNPM

Mão Santa sugere usar dinheiro dos juros para aumentar o salário mínimo