Pesquisadores defendem hidrelétricas com reservatório de uso múltiplo
Senadores da CI e CMA debatem com pesquisadores hidrelétricas a fio d'água
Os professores Francisco Gomide, da Universidade Federal do Paraná, e Sérgio Bajay, da Universidade Estadual de Campinas, consideram equivocadas as críticas à construção de hidrelétricas tradicionais, com grandes reservatórios, e a opção por novas usinas a fio d’água, que requerem apenas um pequeno reservatório.
Os especialistas participam nesta manhã de audiência pública conjunta das comissões de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Meio Ambiente (CMA).
Ambos consideram que ainda existem no país áreas adequadas para construção de hidrelétricas com grandes reservatórios, que permitem a gestão da vazão da água e a produção regular de energia, em qualquer época do ano. Os professores defendem o uso múltiplo dos reservatórios: para suprimento de água nas cidades, irrigação, navegação fluvial e recreação.
Bajay explica que a resistência às hidrelétricas tradicionais se deve aos impactos ambientais e sociais associados ao alagamento de áreas pelos reservatórios. Para Francisco Gomide, trata-se de uma “oposição irracional a barragens e reservatórios”.
– Técnicos e dirigentes das grandes empresas estatais geradoras do setor elétrico brasileiro criaram uma verdadeira cultura de só construírem usinas hidrelétricas a fio d’água, esperando, com isso, facilitar a viabilização de tais obras – opina Bajay.
Usinas a fio d’água, explicam os especialistas, requerem eficiente planejamento para complementar a queda de produção de energia na época seca, sendo necessárias alternativas como termelétricas que consomem combustíveis fósseis, por exemplo. Para Gomide, os impactos ambientais para complementar a geração em usinas a fio d’água podem ser maiores que os causados por reservatórios.
Mais informações a seguir
14/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores questionam tendência de hidrelétricas construídas sem reservatório
Governo aumenta o nível mínimo de reservatório de hidrelétricas do Sudeste e Nordeste
Comissões chamam governo para discutir opção por hidrelétricas sem reservatório
Pesquisadores defendem regulamentação da clonagem de animais
Pesquisadores defendem transgênicos e pedem urgência na regulamentação
Pesquisadores defendem divulgação da ciência para público leigo