Pesquisadores defendem regulamentação da clonagem de animais



Em audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), nesta quinta-feira (27), representantes de entidades científicas e de criadores de gado defenderam a regulamentação da pesquisa e da produção de clones de animais no Brasil.

O objetivo do debate, proposto pelo senador João Tenório (PSDB-AL), foi instruir a análise do projeto da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) sobre pesquisa, produção, comercialização, importação e liberação ao ambiente de clones de mamíferos - exceto humanos -, peixes, anfíbios, répteis e aves (PLS 73/07).

João Tenório, que é relator da proposta na CCT, afirmou que o Brasil está na vanguarda da pesquisa em clonagem de animais. Na opinião do senador,o projeto de Kátia Abreu é importante também para garantir a propriedade intelectual dos pesquisadores. A propriedade intelectual é a garantia da remuneração do trabalho de pesquisa, ressaltou Tenório.

Os senadores Wellington Salgado (PMDB-MG), Sérgio Zambiasi (PDT-RS) e Augusto Botelho (PT-RR) também destacaram a importância da proposta de regulamentação da clonagem.

O professor da Universidade de São Paulo (USP) Flávio Vieira Meirelles informou em debate com os senadores que a pesquisa com a produção de clonesno Brasil está tão avançada quanto nos países desenvolvidos que trabalham há mais tempo nesse campo.

Flávio Meirelles afirmou que atualmente o objetivo da clonagem é o melhoramento genético dos animais. Até o momento, disse o pesquisador, ninguém está consumindo carne de animal clonado porque os animais clonados são produzidos por um custo muito alto.

- Estudos realizados nos Estados Unidos, pela FDA (Food and DrugAdministration) mostram que produtos como carne e ovo de animais clonados não são diferentes dos mesmos produtos de animais não clonados - explicou Flávio Meirelles.

O superintendente técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Luiz Antônio Josankian, afirmou que a regulamentação da pesquisa é importante para os criadores porque cria um ambiente legal para os estudos que são feitos hoje sem reconhecimento oficial.

- Por falta de regulamentação, os animais clonados hoje no Brasil não existem oficialmente para nossa associação e isso representa uma perda de oportunidades inclusive para garantir a propriedade do material genético que está sendo produzido nessas pesquisas - declarou Josankian.

Para o pesquisador de Recursos Genéticos e Biotecnologiada Embrapa Rodolfo Rumpf, essa legislação é importante também para assegurar status legal à pesquisa brasileira no âmbito internacional.

- A situação muda muito quando a gente mostra para o nosso parceiro externo que somos um país organizado, que temos uma lei sobre o assunto - declarou Rodolfo Rumpf.

O representante da Associação Brasileira de Santa Inês de Alagoas Joselito Araújo Barbosa, que é especialista em clonagem de ovinos, afirmou que o projeto de lei da senadora Kátia Abreu vai permitir um avanço na evolução da pesquisa de ovinos. A pesquisa, segundo ele, poderá garantir maior produção e produtividade desse rebanho no Brasil.



27/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRA aprova regulamentação da clonagem de animais

Regulamentação da clonagem de animais é aprovada na CCT

Pesquisadores defendem transgênicos e pedem urgência na regulamentação

Clonagem de animais na pauta da CCT

Clonagem de animais é discutida em audiência no Senado

Clonagem de animais passa em mais uma comissão do Senado