Pesquisadores do Instituto Mamirauá recebem capacitação
Pesquisadores do Instituto Mamirauá participaram de um curso de capacitação em análises histológicas. Ministrado pela professora Rossineide Rocha, da Universidade Federal do Pará (UFPA), o evento teve como foco o aperfeiçoamento das análises das lâminas histológicas já preparadas pelos pesquisadores participantes.
A histologia é o estudo de tecidos animais e vegetais. Com estas informações, os pesquisadores podem comprovar informações sobre as espécies estudadas. As atividades foram realizadas na última semana entre quarta-feira (15) e sexta (17).
A líder do Grupo de Pesquisa Ecologia e Biologia de Peixes do Instituto Mamirauá, Danielle Pedrociane, foi a organizadora do evento. Esta foi a segunda vez que a professora Rossineide Rocha esteve em Tefé para expor seus conhecimentos aos pesquisadores do instituto. Na visita anterior, a professora aprimorou a forma de evitar erros na preparação das lâminas.
Para Danielle, o curso trouxe grande avanço aos diagnósticos dos pesquisadores. “Ela tirou muitas dúvidas que tínhamos ao preparar as lâminas e analisar os dados obtidos”, conta. “No fim dos três dias, ela pediu para todos nós apresentarmos um seminário. Ela exigiu que fossem escolhidos artigos de revistas com alto fator de impacto, qualis A1 ou A2. Então apresentamos o paper, no último dia de curso. Além de nos aprimorar na interpretação das lâminas, ela queria nos refinar para publicarmos nossos artigos nestes padrões.”
Sobre o Instituto
Sede em Tefé (AM), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) foi criado em abril de 1999. É uma Organização Social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), atuando como uma das unidades de pesquisa do MCTI.
Desde o início, o Instituto Mamirauá desenvolve suas atividades por meio de programas de pesquisa, manejo e assessoria técnica nas áreas das Reservas Mamirauá e Amanã, na região do Médio Solimões, Estado do Amazonas. Juntas, estas reservas somam uma área de 3.474.000 ha. Por intermédio de convênios com o governo do estado do Amazonas, o Instituto partilha a gestão destas reservas.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Mamirauá
22/01/2014 15:55
Artigos Relacionados
Instituto Mamirauá inaugura sistema de abastecimento de água
Cerca de 2 mil pessoas participaram da SNCT no Instituto Mamirauá
Instituto Mamirauá lança protocolo de manejo de jacarés
Instituto Mamirauá monitora onça-preta na Amazônia
Instituto Mamirauá realiza estudo sobre dinâmica florestal
Instituto Mamirauá promove três dias de atividades na SNCT