Pesquisadores conhecem os novos avanços no uso de radiação síncrotron



Dezenove pesquisadores brasileiros e 64 estrangeiros, de 24 países, vão se reunir no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS/MCT), em Campinas (SP), de 17 a 25 de janeiro, para conhecer os avanços recentes na utilização de radiação síncrotron e suas aplicações em investigações científicas. 

Também participam das atividades um grupo de alunos que foram selecionados entre 272 candidatos de 41países e que apresentaram seus currículos e projetos de pesquisa. Os estudantes foram selecionados por meio de programa da Escola São Paulo de Ciência Avançada (Espca).

Dentre eles, há 19 brasileiros alunos de doutorado e pós-doutorado das universidades estaduais de São Paulo (USP), Unicamp e UNESP, e das federais de Minas Gerais (UFMG), Rio Grande do Sul (UFRGS), Goiás (UFGO), entre outras. Também é  significativa a presença de alunos latinoamericanos, sendo 17 da Argentina, três do México, três do Chile, dois da Venezuela e um de Cuba. 

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron opera a única fonte de Luz Síncrotron da América Latina e conta com um número grande de usuários destes países. Os argentinos, por exemplo, são responsáveis por cerca de 70% das propostas anualmente apresentadas por pesquisadores estrangeiros. 

“Uma fonte de luz síncrotron é um equipamento que permite a realização de sofisticados estudos sobre diversos tipos de materiais, tendo, portanto, aplicação em uma vasta gama de áreas de pesquisa. O LNLS tem uma posição regional singular, sendo um importante pólo científico não só para o Brasil, mas para todos os países latinoamericanos”, explica Antonio José Roque, diretor do LNLS. 

Entre os professores convidados estão dois ganhadores do Prêmio Nobel Ada Yonath (Instituto de Ciência Weizmann, Israel), Química em 2009, e Albert Fert (Unidade Mista de Física, Conselho Nacional de Pesquisa Científica, França), Física em 2007. 


Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia



07/01/2011 19:24


Artigos Relacionados


Pesquisadores vão discutir os efeitos do aumento da radiação UV na agricultura

Novos vereadores conhecem Interlegis

NOVOS SENADORES CONHECEM SISTEMA DE COMUNICAÇÃO

NOVOS SENADORES CONHECEM SISTEMA DE COMUNICAÇÃO

Pesquisadores analisam novos métodos de combate ao desmatamento

Novos laboratórios da Unicamp vão otimizar trabalho de pesquisadores