Petecão comemora aprovação na CAE de projeto que restabelece antigo fuso horário do Acre



O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) comemorou nesta terça-feira (3) a aprovação, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), de projeto que altera o horário oficial do Acre e de parte do Amazonas. O projeto de lei da Câmara (PLC 63/2011) prevê que o horário nesses locais volte a ter duas horas a menos em relação a Brasília, e não uma hora, como determinado pela Lei 11.662/2008.

Petecão explicou que a modificação, em 2008, do fuso vigente no Acre desde 1913, foi iniciativa do atual governador do estado, Tião Viana (PT), à época em que ele era senador. A mudança, segundo Petecão, foi feita “de uma forma arbitrária, truculenta e arrogante”, sem ouvir a população, acostumada com o horário há quase cem anos.

- De onde ele tirou isso? Para atender quais interesses? De uma hora para outra, o povo do Acre dormiu em um horário e acordou em outro horário.

O senador lembrou que a mudança foi rejeitada pela população do Acre, que, em 2010, se expressou em referendo pela retomada do antigo horário, considerado mais adequado à rotina diária. O resultado, segundo Petecão, não foi aceito pelo grupo do atual governador.

O senador acusou o colega Anibal Diniz (PT-AC) de tentar atrasar a tramitação do projeto aprovado pela CAE por ter apresentado requerimento para que a proposta passasse por mais duas comissões. Apesar disso, disse acreditar que o projeto será definitivamente aprovado pelo Senado.

- O horário, o nosso horário velho como nós chamamos lá no Acre, o horário de Deus, vai voltar. Vai voltar porque acredito no Parlamento, acredito nesta Casa – disse.



03/07/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Petecão agradece aprovação de projeto que restabelece fuso horário no Acre

Petecão comemora possibilidade da volta do antigo fuso horário no Acre

Sérgio Petecão reclama volta do antigo fuso horário do Acre

Sérgio Petecão pede que CCJ aprove a volta do antigo fuso horário do Acre

Petecão: volta do antigo fuso horário no Acre só depende de medida administrativa

Petecão registra manifestação de professor e apoia volta do antigo fuso horário do Acre