Sérgio Petecão reclama volta do antigo fuso horário do Acre



O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) fez em Plenário nesta terça-feira (12) um apelo aos senadores para que agilizem a tramitação do projeto de lei do Executivo (PL 3.078/2011), que restabelece o antigo fuso horário do Acre e de parte do Amazonas. O projeto foi aprovado nesta terça pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, em caráter terminativo pela comissão e será encaminhado para análise do Senado.

Petecão explicou que o projeto revoga a Lei 11.662/08, que modificou o fuso vigente no Acre desde 1913, retomando de uma para duas horas a diferença de horário da região para o resto do país. Segundo o senador, a mudança foi iniciativa do atual governador do estado, Tião Viana (PT), à época em que ele era senador, e trouxe consequências negativas para a população, acostumada há mais de 100 anos ao horário velho. Além disso, a população do estado já se expressou em referendo em 2010 pela retomada do antigo horário, considerado mais adequado à rotina diária.

- Fica meu apelo a todos os senadores, em especial ao senador Anibal Diniz [PT-AC], para que, se não puderem ajudar, que também não atrapalhem. Deixem o projeto tramitar da forma mais rápida possível para que possamos votá-lo no Plenário desta Casa e devolver aos acreanos seu horário antigo – pediu o senador, fazendo referência ao senador Anibal Diniz por ele ter apresentado requerimento para que projeto semelhante (PLC 63/2011), em análise pelo Senado, passe por mais duas comissões, o que teria prolongado sua tramitação na Casa.

Asilo político

Sérgio Petecão também elogiou a decisão do governo brasileiro de dar asilo político ao senador boliviano Roger Pinto Molina, líder da oposição na Bolívia. O senador pediu asilo ao Brasil sob o argumento de que estaria sofrendo perseguição do governo Evo Morales por conta da sua atuação em defesa dos direitos humanos no país. Molina é líder da oposição na Bolívia.

Na avaliação de Petecão, a decisão do governo brasileiro, que deu início aos trâmites burocráticos para receber o senador boliviano, tranquiliza a todos brasileiros e bolivianos da fronteira do país que conhecem o trabalho de Roger Molina. O senador lamentou ainda que o advogado que está cuidando do asilo do senador boliviano também estaria sendo ameaçado.

As relações do Brasil com a Bolívia, alertou Petecão, precisam ser repensadas. O senador afirmou que, apesar de o país sempre ter “estendido a mão” aos bolivianos, o atual governo não estaria reconhecendo essa harmonia e estaria criando dificuldades para os brasileiros que se relacionam com a Bolívia.

- Nós queremos viver em paz com a Bolívia. Mas o que vemos é um desrespeito total por conta do governo Evo Morales. O governo brasileiro precisa endurecer o jogo – defendeu.



12/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Petecão pede que CCJ aprove a volta do antigo fuso horário do Acre

Petecão comemora possibilidade da volta do antigo fuso horário no Acre

Petecão: volta do antigo fuso horário no Acre só depende de medida administrativa

Petecão registra manifestação de professor e apoia volta do antigo fuso horário do Acre

Petecão comemora aprovação na CAE de projeto que restabelece antigo fuso horário do Acre

CAE aprova volta do antigo fuso horário do Acre