Petecão pede reconhecimento do trabalho dos soldados da borracha
O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) defendeu, em discurso no Plenário nesta quinta-feira (7), o reconhecimento do trabalho dos chamados soldados da borracha, homens enviados para a Floresta Amazônica, na década de 1940, para desbravar a região e extrair borracha para os Estados Unidos. Petecão disse que seu estado, o Acre, é o que registra o maior número desses soldados, a quem chamou de “heróis”.
O senador também registrou que o Senado acabou de receber da Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 61/2013, que trata de uma indenização aos soldados da borracha. No entanto, disse Petecão, muitos representantes da categoria já manifestaram seu descontentamento com a proposta. Conforme explicou o senador, a proposta da Câmara dá um bônus de R$ 25 mil para os soldados, mas não atinge todos os dependentes. Petecão lembrou que a maioria desses ex-soldados já é muito idosa e o ideal seria a equiparação do salário com os pracinhas – como são chamados os soldados que lutaram na 2ª Guerra Mundial.
- Aqui no Senado, saberemos dar o tratamento que essa matéria merece. Espero que possamos fazer justiça com esses verdadeiros guerreiros – disse.
Petecão in formou que havia recebido a visita da cineasta Eva Neide, uma acreana de Feijó, que está dedicando boa parte de sua vida à defesa dos soldados da borracha. Filha de um soldado da borracha, ela mora em Los Angeles, nos Estados Unidos, e está fazendo um documentário sobre a saga da borracha na região amazônica.
PRF e fuso-horário
O senador também pediu a atenção do governo para a unidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Acre. Conforme informou Petecão, a PRF do Acre funciona em salas cedidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), com pouca estrutura e até mesmo sem cadeiras suficientes. Ele elogiou o trabalho da PRF no combate a crimes como contrabando e tráfico de drogas, mesmo sem estrutura suficiente.
- No Acre, não existe superintendência da PRF, mas só uma delegacia, subordinada ao estado de Rondônia. Acompanhamos o trabalho da PRF e sabemos da sua importância para o nosso estado – disse o senador.
Petecão também cobrou o governo do Acre por conta do novo horário do estado – que será de três horas a menos que o horário oficial de Brasília. Com o horário de verão, serão duas horas de defasagem. O senador disse que o governo local não está tomando providências para evitar possíveis transtornos com a mudança e chegou a dizer que pessoas que demonstram discordância com o governo do estado sofrem perseguição.
- A partir de sábado meia-noite haverá a volta do horário. Precisamos respeitar a vontade da maioria – disse o senador, lembrando que a decisão pelo novo horário foi tomada em plebiscito.
07/11/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Anibal Diniz cobra reconhecimento oficial dos soldados da borracha
Vanessa Grazziotin pede aprovação de PEC que equipara ‘soldados da borracha’ a ex-combatentes
Projeto beneficia os "soldados da borracha"
Paim defende PEC em benefício dos 'soldados da borracha'
CCJ aprova bônus de R$ 25 mil para os ‘soldados da borracha’
Votação de PEC dos Soldados da Borracha é adiada novamente