Petecão refuta alegação de que seria contra estrada no Acre



Em discurso no Plenário nesta terça-feira (7), o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) rebateu acusações de que tem sido alvo no estado do Acre. Segundo o senador, um panfleto distribuído pelo Diretório Estadual do PT o acusa de ser contra a construção da BR-364, que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul.

- Fomos vítimas de acusações levianas que não somam e não ajudam o estado em nada – lamentou o senador.

Peteção disse que não entende a razão das acusações. Segundo o documento, se a construção da BR-364 não for concluída, a culpa será dele, que apoiou o deputado federal Flaviano Melo (PMDB-AC) em um requerimento de informações ao Ministério do Transporte. Segundo o panfleto do PT, o requerimento informava que as obras da BR-364 estavam abandonadas e não deveriam receber recursos.

Petecão, porém, disse que o requerimento não traz esses termos e ressaltou que é o senador que mais destinou recursos para a região do Juruá, que vai ser beneficiada com a estrada. Ele explicou que um requerimento é um instrumento usado pelo parlamentar para ter acesso a informações, o que faz parte do seu trabalho.

Petecão ressaltou que é a favor da estrada, mas contra a corrupção, e acrescentou que não é justo debitar na conta de um senador a incompetência de um governo estadual para concluir uma estrada. O senador fez um desafio para que alguém encontre algum documento de seu gabinete que atrapalhe a construção de estradas no Acre.

Petecão lembrou que faz parte da base do governo no Congresso e que nunca levou em conta o fato de a presidente da República ser do PT. Ele agradeceu ao ministro dos Transportes, César Borges, e á presidente Dilma Rousseff pelo apoio na reconstrução de estradas no Acre. Disse que não vai se intimidar e informou que vai, juntamente com o deputado Flaviano, marcar uma reunião com o ministro dos Transportes. Petecão reclamou do fato de o ministro ter ido ao Acre e não tê-lo convidado para um encontro, mesmo ele sendo da base do governo no Senado.

Em aparte, o senador Aníbal Diniz (PT-AC) lembrou que a BR-364 é de responsabilidade do governo federal, fez um histórico da construção da estrada e informou que faltam apenas 54 quilômetros para a conclusão. Depois, disse Aníbal, haverá uma etapa de reconstrução de partes da estrada, que é uma obra complexa, com 55 pontes.

Ele disse que o governo do estado vai fazer uma parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para completar a obra ainda este ano, ou no início do ano que vem. Segundo Anibal Diniz, possíveis ações no Tribunal de Contas da União (TCU) e no Ministério Público são “discursos dissimulados” que colocam em suspeição a atuação do governador Tião Viana (PT).

Petecão respondeu dizendo que Anibal não tocou no tema do discurso, que era o panfleto do PT com acusações inverídicas de que ele é contra as estradas. Ele reafirmou que o panfleto é calunioso e uma forma rasteira de fazer política.

- Eu não conheço ninguém que seja contra a estrada. Não vou aceitar essas acusações. Eu quero é entender como o Dnit vai fazer com as obras que não foram terminadas. Como é que vai fazer com os processos do TCU? – questionou o senador.



07/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Blairo Maggi refuta alegação de ‘chantagem’ na relação com governo federal

Sérgio Petecão protesta contra tarifas de energia cobradas no Acre

Tião Viana refuta reportagem da "Veja" sobre desmatamento no Acre

Sérgio Petecão rebate declarações de jornal do Acre

Petecão critica tarifa de energia cobrada no Acre

Petecão espera restauração do fuso horário do Acre