Petrobras aceita o desafio de atuar sem derramamento de petróleo



A presidenta da Petrobras voltou a defender, nesta terça-feira (17), que a empresa tenha uma política de “vazamento zero” de petróleo e derivados em suas unidades de produção. Nos últimos meses, casos de vazamento foram registrados em plataformas da Petrobras nas bacias de Santos e de Campos.

“Me dizem que isso [vazamento zero] não existe. Pode até não existir, mas eu quero”, disse a presidenta da Petrobras, Graça Foster, durante evento no Rio de Janeiro. “Na dúvida [de haver um vazamento], é um dever [do responsável pela unidade] parar a produção. Não precisa de autorização para parar”, completou.

A preocupação com acidentes aumenta na medida em que crescem as operações da Petrobras, principalmente depois das descobertas de grandes reservatórios de petróleo na camada pré-sal. A nova versão do plano estratégico da empresa, que será divulgado neste ano, ainda não foi concluída. Apesar disso, segundo ela, o plano deve ser bem parecido com o vigente, produzido no ano passado.

Segundo o planejamento vigente, a empresa colocará em operação mais 14 sondas neste ano, que serão usadas para perfurar 42 poços, mais do que o dobro do número do ano passado. As reservas provadas, avaliadas em 15,7 bilhões de barris, devem, pelo menos, dobrar nos próximos anos, conforme se confirmem as reservas dos megacampos recém-descobertas, que somam mais de 15 bilhões de barris.

Em 2012 e 2013, mais sete plataformas deverão entrar em operação, ampliando de 124 para 131 o número de unidades de produção de petróleo. E a média de produção diária de petróleo deve saltar dos 2,1 milhões atuais para 6 milhões em 2020.

 

Fonte:
Agência Brasil



17/04/2012 17:38


Artigos Relacionados


Estudo avaliará impacto de derramamento de petróleo na Amazônia

Agência Nacional do Petróleo garante que vai atuar para não faltar etanol no País

Alvaro Dias: "O roubo é de bilhões de dólares", mas o governo não aceita que a CPI investigue a Petrobras

Produção de petróleo e gás da Petrobras cai 1,3% em abril

Petrobras aumenta em 3,3% produção de petróleo e gás

Petrobras comprova descoberta de petróleo de boa qualidade