Petrobras antecipará projetos do pré-sal



A Petrobras, na qualidade de operadora dos Blocos BMS-11 e BMS-9, informou nesta sexta-feira (7) que foi aprovado o afretamento de duas novas plataformas do tipo FPSO (unidade que produz, armazena e transfere petróleo e gás), destinadas aos projetos-pilotos da área de Guará-Norte e do campo de Cernambi (antiga área de Iracema), localizadas no pólo pré-sal da Bacia de Santos. Cada um dos FPSOs terá capacidade de produzir, diariamente, até 150.000 barris de óleo e 8 milhões de m³ de gás. A previsão é de que entrem em operação em 2014, antecipando a produção das áreas anteriormente prevista para o período pós-2014. 

As duas novas plataformas integram a primeira fase do desenvolvimento da produção de Guará-Norte (BMS-9) e Cernambi (BMS-11). Os consórcios tomaram a decisão estratégica de afretar as unidades para viabilizar a antecipação da produção dessas áreas, cujos testes iniciais de vazão apresentaram resultados excelentes.

A intenção é que a conversão das unidades seja feita no Brasil, assim como a construção e a integração dos módulos. A meta é alcançar um índice de conteúdo local na construção das unidades superior a 65%.

O consórcio do Bloco BMS-9 é operado pela Petrobras (45%), em parceria com a BG Group (30%) e Repsol Brasil S.A. (25%). Já consórcio do Bloco BMS-11 é operado pela Petrobras (65%), em parceria com a BG Group (25%) e Galp Energia (10%).

 

Fonte:
Agência Petrobras



07/01/2011 16:40


Artigos Relacionados


Rollemberg garante que PSB não antecipará debate eleitoral

Brasil antecipará em 4 anos redução de desmatamento assumida na COP15

Petrobras investe R$ 110 milhões em projetos sociais

Petrobras vai valorizar igualdade racial na seleção de projetos

Depois de debater CPI da Petrobras, CCJ inicia votação de projetos

Petrobras amplia recursos para projetos sociais