Petrobras apresenta balanço sobre navegação brasileira



A Petrobras apresentou nesta quarta-feira (2) balanço sobre o Programa Empresas Brasileiras de Navegação (EBN).  O programa é parte de um conjunto de iniciativas para reduzir a dependência do mercado externo de fretes marítimos, estimulando a construção naval no Brasil e gerando empregos, e trata do afretamento, pelo período de 15 anos, de navios a serem construídos por empresas brasileiras em estaleiros estabelecidos no Brasil. Também é exigido que o registro da embarcação seja feito sob bandeira brasileira durante toda a duração do contrato.

A iniciativa foi criada após estudos sobre as necessidades de transporte marítimo da Petrobras para o período de 2010-2020, em consonância com o Planejamento Estratégico da Companhia. As conclusões do estudo indicaram a necessidade de um novo programa, dessa vez que combinasse a construção de navios em estaleiros nacionais, com sua respectiva oferta para afretamento por empresas brasileiras de navegação, fortalecendo assim a indústria nacional e dando continuidade à renovação da frota controlada da Área de Abastecimento da Petrobras.

Na primeira fase do programa (EBN1), foram contratados 19 navios. O processo foi concluído em maio de 2010 e contou com a participação de cerca de 40 empresas, tendo sido apresentadas mais de 30 propostas comerciais. A previsão de entrega dos navios dessa primeira fase é entre 2012 e 2014.

Em 2010, após o desenvolvimento bem-sucedido da primeira fase e tendo como objetivo diminuir a dependência do mercado internacional no atendimento ao transporte de cabotagem, considerando-se a crescente demanda de navios para a esse tipo de transporte, a Petrobras lançou a segunda fase do programa (EBN2), prevendo a contratação de mais 20 navios, nos mesmos moldes da etapa anterior. Na segunda fase, em estágio final, participaram 38 empresas, tendo sido apresentadas mais de 30 propostas.

Estima-se que o programa contribuirá para gerar cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos, durante a construção, e mais de dois mil empregos permanentes ao longo da vida útil dos navios.


Fonte:
Agência Petrobras

 

02/03/2011 16:45


Artigos Relacionados


Comissão apresenta balanço sobre retorno de anistiados

Jorge Viana apresenta balanço sobre situação da defesa civil

Ministério da Justiça apresenta experiência brasileira sobre migração no Chile

Ministério da Cultura apresenta plano sobre economia criativa brasileira

Museu da Casa Brasileira apresenta exposição sobre o mobiliário brasileiro

Museu da Casa Brasileira apresenta trabalhos infantis sobre a história do Brasil