Ministério da Cultura apresenta plano sobre economia criativa brasileira



Para definir as ações, diretrizes e políticas públicas para a economia criativa brasileira entre 2011 e 2014, o Ministério da Cultura apresentará na sexta-feira (21) o Plano da Secretaria da Economia Criativa. A solenidade de lançamento, que conta com a presença da secretária Cláudia Leitão, será no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza (CE).

O documento é fruto de uma colaboração coletiva que reuniu especialistas e parceiros institucionais como agências de fomento, instituições internacionais, Sistema S (Senai, Senac, Sesc e Sebrae), universidades, segmentos criativos, estatais, institutos de pesquisa, organizações do terceiro setor, secretarias e fundações de cultura dos estados e capitais brasileiras, além de 16 ministérios e do Sistema Ministério da Cultura (MinC).

O plano estabelece, segundo Cláudia Leitão, o compromisso do ministério em dialogar com todos esses parceiros e caminhar para um Plano Setorial de Economia Criativa. “Vamos ouvir, junto com o Sistema Nacional de Cultura, a população brasileira com o objetivo maior de formular, implementar, especialmente, monitorar, políticas públicas para o novo desenvolvimento, esse é o maior escopo da Secretaria de Economia Criativa do MinC”, conclui.

A Secretaria da Economia Criativa (SEC), que ainda está em processo de estruturação, busca harmozinar o progresso tecnológico e o acesso de seus produtos e serviços às diversas camadas da sociedade brasileira, por meio do desenvolvimento local e regional, do mesmo modo como idealizava o economista e ex-ministro da Cultura, Celso Furtado. Das linguagens artísticas ao artesanato popular, das tecnologias da informação aos serviços do design, da indústria da moda ao mundo dos games, a SEC/MinC busca a união entre as artes, a ciência e as novas tecnologias.

O Plano da Secretaria da Economia Criativa já está disponível para download no site  do Ministério da Cultura. Nele também é possível conhecer a metodologia usada pela equipe da SEC/MinC para sua construção. A intenção é que estados e municípios brasileiros possam seguir o modelo e implantar ações de economia criativa em seus planejamentos de gestão.


Fonte:
Ministério da Cultura



20/10/2011 15:34


Artigos Relacionados


Cultura apresenta Plano da Economia Criativa nesta sexta-feira (23)

Ministério da Cultura realiza seminário sobre economia criativa

Cultura apresenta economia criativa na ExpoBrasil Desenvolvimento Local

Ministério da Cultura anuncia criação do Observatório Brasileiro de Economia Criativa

Ministério da Cultura prorroga prazo de inscrições do Prêmio Economia Criativa

Representante do Ministério da Cultura pede apoio do Congresso para estimular economia criativa