Petrobras assina acordo preliminar para investimento na Arábia Saudita
A Petrobras vai realizar estudo aprofundado da viabilidade de desenvolver, financiar, construir e operar uma planta de coque calcinado de petróleo (CCP) na Arábia Saudita. O CCP é matéria-prima para a indústria de alumínio e resulta do processo de calcinação do coque verde de petróleo (CVP). A técnica consiste no aquecimento do CVP a altas temperaturas para a retirada de resíduos.
A empresa brasileira assinou, nesta segunda-feira (17), acordo preliminar com a empresa Modern Mining Holding Company Limited. As negociações começaram em 2009, quando as empresas assinaram um Memorando de Entendimento com a intenção de construir uma planta para calcinação de coque verde de petróleo.
A previsão é que a planta seja construída em Jubail ou Raz az Zawr e processe até 700 mil de toneladas de CCP por ano, com CVP fornecido pela Petrobras. O investimento estimado para o projeto é de aproximadamente US$ 450 milhões, a ser financiado em parcelas iguais pelos sócios, com possibilidade de financiamento de instituições governamentais e financeiras. A expectativa é que a operação da planta seja iniciada no segundo semestre de 2012.
Fonte:
Blog da Petrobras
06/08/2010 05:51
Artigos Relacionados
Senado aprova indicados para Embaixadas do Brasil na Venezuela e na Arábia Saudita
Aprovada indicação de Sérgio Canaes para embaixador do Brasil na Arábia Saudita, Iêmen e Omã
Missão da Arábia Saudita conhece oportunidades do agronegócio brasileiro
Brasil e Arábia Saudita avaliam parceria no comércio agropecuário
País busca investimentos e novos mercados na Arábia Saudita e Emirados Árabes
Arábia Saudita oferece grandes oportunidades a empresas brasileiras, afirma embaixador