Petrobras continua procedimentos para conter óleo na Bacia de Santos
A Petrobras informa que todos os procedimentos de contingência vêm sendo adotados desde o fim de janeiro, em resposta ao rompimento ocorrido no duto vertical de teste de produção, que liga a plataforma à cabeça do poço, do FPWSO Dynamic Producer. A plataforma opera no Teste de Longa Duração (TLD) na área de Carioca Nordeste, na Bacia de Santos. Os procedimentos foram iniciados logo após a identificação da ocorrência.
Na manhã da última quarta-feira (1), foram realizados dois sobrevoos na região, com a presença de representantes do Ibama e da ANP. Nessa inspeção, foi identificada apenas uma área com vestígios dispersos de óleo. Técnicos do Ibama e da Cetesb acompanharam os trabalhos, na Petrobras, em Santos.
Três embarcações recolhedoras de óleo percorreram o local na tarde da última terça-feira (31). Além delas, outros dois barcos dão apoio à dispersão mecânica do restante do óleo derramado. Foram recolhidos 15 metros cúbicos de água oleosa, que serão tratados conforme determina a legislação ambiental.
O poço ligado ao duto vertical encontrava-se em produção com um sistema de monitoramento e registro contínuo. Após o rompimento, o sistema de segurança fechou automaticamente o poço, que se mantém fechado e em condições seguras. Todos os recursos de contingência continuam na área e só serão desmobilizados após autorização dos órgãos competentes.
As causas da ocorrência estão sendo investigadas.
Fonte:
Petrobras
02/02/2012 11:22
Artigos Relacionados
Petrobras faz nova descoberta de óleo na camada pré-sal da Bacia de Santos
Produção da Petrobras na Bacia de Santos ultrapassa 200 mil barris de óleo em dezembro
Governo acompanha ações para conter vazamento de óleo na Bacia de Campos
Grupo finaliza trabalho de contenção da mancha de óleo na Bacia de Santos
Petrobras controla vazamento de óleo na Bacia de Campos
Agência Nacional de Petróleo comprova existência de óleo leve na Bacia de Santos