Petrobras lança projeto de Digitalização dos Manuscritos do escritor José de Alencar



Nesta sexta-feira (4), a Petrobras vai lançar o projeto Digitalização dos Manuscritos de José de Alencar. A ideia faz parte do programa Petrobras Cultural 2011, e vai acontecer  em Fortaleza (CE).

O projeto abrange a digitalização de 29 documentos inéditos do acervo de obras do escritor, que é considerado o fundador do romance brasileiro, com temas regionalistas, indianistas e históricos.

Entre os manuscritos, destacam-se 13 cadernos com fragmentos de textos já publicados. É o caso do livro autobiográfico “Como e por que sou romancista” e também o ensaio filosófico e antropológico chamado “Antiguidade da América”. Também serão digitalizados trechos do seu primeiro romance, “Os contrabandistas”, que não foi concluído pelo escritor.

A iniciativa de criação de um acervo digital dos manuscritos inéditos, além de contribuir para preservação dos documentos, vai beneficiar pesquisadores e estudiosos. O material ficará disponível para consulta pública nos computadores da biblioteca da Casa de José de Alencar, a partir de maio de 2012. 

Nascido no bairro Messejana, em Fortaleza, em 1° de maio de 1829, José de Alencar consagrou-se com diversas obras como, por exemplo, “O guarani”,” Iracema” e “A viuvinha”. 

Com patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet, o projeto é realizado pela Casa de José de Alencar, em parceria com o Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará e o Arquivo 


Fonte:
Agência Petrobras



03/11/2011 18:23


Artigos Relacionados


JOSÉ ALENCAR FALA À TV SENADO SOBRE PROJETO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS

Vice-presidente José Alencar expõe linhas mestras do Projeto São Francisco

Vídeo | José Alencar é homenageado na entrega do prêmio José Ermírio de Moraes

Petrobras lança projeto Caravanas Esportivas

Escritor Fábio Mandingo lança Morte e Vida Virgulina

Escritor potiguar lança coletânea de textos na Biblioteca do Senado