'Petrônio foi o responsável pelo retorno do Brasil ao Estado Democrático de Direito', diz Benevides



Na sessão especial de homenagem à memória do senador Petrônio Portella, falecido há 30 anos, o deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) afirmou que "foi graças a esse piauiense que o Brasil conseguiu retornar ao Estado Democrático de Direito", após a ditadura militar.

- Graças a seu esforço e clarividência, que soube sensibilizar o presidente Ernesto Geisel na reorientação da vida política brasileira naquela fase sombria, foi possível vislumbrar a busca da normalidade institucional, com o retorno do país ao Estado Democrático de Direito - afirmou Mauro Benevides nesta segunda-feira (29) no plenário do Senado.

Em seu pronunciamento, o deputado e ex-senador lembrou que Petrônio, no Senado e no Ministério da Justiça, soube conduzir de forma "lenta e gradual" o processo para que fossem ultrapassados todos os "embargos" que impediam a redemocratização do país.

- Essa admiração por Petrônio, eu a mantenho em todos os momentos - declarou Mauro Benevides, ao observar que Petrônio era um homem público que sabia tanto comandar e decidir quanto "respeitar as opiniões divergentes".



29/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Representante da OAB diz que o não pagamento de precatórios judiciais fere estado democrático de direito

Líder do PPS palestra sobre Estado Democrático de Direito e cenário eleitoral

Randolfe Rodrigues afirma que combater a corrupção é defender o Estado democrático de direito

Operação Porto Seguro seguiu regras do Estado Democrático de Direito, diz Cardozo

Subcomissão propõe frente gaúcha pelo retorno de Iruan ao Brasil

Responsável pelo Pisa elogia avanços do Brasil em educação