PF, CGU e Ministério Público deflagram Operação Geleira
A Polícia Federal no Piauí informou que, em ação conjunta com a Controladoria Geral da União (CGU) e com o Ministério Público Federal (MPF), deflagrou na manhã desta quarta-feira (19) a Operação Geleira. Participam da operação 325 policiais federais de vários estados e 28 servidores da CGU.
A operação busca desarticular rede criminosa composta por prefeitos e ex-prefeitos municipais, assessores, servidores públicos, empresários e lobistas. Ao todo, foram cumpridos 84 mandados de busca e apreensão e 30 mandados de prisão temporária, dos quais sete foram decretados em desfavor de prefeitos e outros dois de ex-prefeitos. Todos os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília (DF).
As medidas foram cumpridas em 12 prefeituras municipais no interior do Piauí; em Câmara Municipal do interior; em um Gabinete Parlamentar na Assembléia Legislativa do Piauí; em empresas; escritórios de contabilidade e residência dos investigados.
A rede criminosa tinha como especialidade a prática dos crimes de falsificação de documentos públicos, constituição de empresas “fantasmas”, emissão de notas fiscais “frias”, apropriação de recursos públicos federais e municipais, sonegação fiscal, lavagem de capitais, dentre outros.
Foram apreendidos veículos, computadores, valores e vasta documentação que comprovam as fraudes.
Fonte:
Polícia Federal
19/01/2011 17:09
Artigos Relacionados
Tucanos se afastam do PFL e deflagram "operação Serra"
Polícia Federal, Receita e CGU deflagram operação Déjà Vu II
Polícias Civil e Militar deflagram operação para combater tráfico de drogas na zona leste
Ministério Público e receitas estaduais fazem operação surpresa de combate à sonegação
Receita, PF e Ministério Público fazem operação no Paraná para combater fraudes no IR 2012
PF e Ibama deflagram ação contra crime ambiental na internet