PF deflagra Operação Sexto Mandamento em Goiás



A Polícia Federal em Goiás deflagrou, na manhã desta terça-feira (15), a Operação Sexto Mandamento para cumprir 19 mandados de prisão preventiva e oito mandados de prisão temporária, bem como mandados de busca e apreensão. Foram compostas 18 equipes com 131 policiais federais e 12 oficiais da Polícia Militar de Goiás.

A investigação que durou aproximadamente um ano teve por objetivo principal desarticular uma organização criminosa com alto poder de influência e de intimidação composta por policiais militares de Goiás, das mais diversas patentes.

Segundo as investigações, a organização criminosa tinha como principal atividade a prática habitual de homicídios com a simulação de que os crimes capitais foram praticados em confrontos com as vítimas. Dentre as vítimas, figuram casos de execução de crianças, adolescentes e mulheres, sem qualquer envolvimento com práticas criminosas.

As investigações demonstraram ainda que outros homicídios foram praticados pela organização criminosa, inclusive durante o horário de serviço e com uso de viaturas da corporação, de maneira clandestina e sem qualquer motivação que legitimasse a ação policial dos investigados. A organização criminosa especializou-se ainda na ocultação de cadáveres.

Dentre os investigados, encontra-se o atual sub-comandante geral da Polícia Militar de Goiás, o ex-secretário de Segurança Pública e o ex-secretário da Fazenda de Goiás, os dois últimos na condição de suspeitos pela prática de tráfico de influência que resultaram nas promoções de patentes de integrantes da organização criminosa.

Alguns dos investigados serão presos por força de diferentes mandados judiciais expedidos por comarcas distintas, as quais já processam parte da organização criminosa pela prática de crimes de homicídios específicos.

A Polícia Federal e a Secretaria de Segurança Pública de Goiás iniciarão as buscas às pessoas desaparecidas após abordagens policiais e criou um canal de denúncia, por meio do qual a população poderá encaminhar informações para auxiliar a atividade policial de busca, bem como outras informações sobre crimes não esclarecidos. As identidades dos denunciantes serão preservadas.

A operação conta com a participação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, do Ministério Público de Goiás, do Poder Judiciário de Goiás, da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, bem como com os Comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil de Goiás.

A operação foi denominada Sexto Mandamento em referência ao decálogo bíblico, cujo sexto mandamento é: não matarás.

Nesta terça-feira, às 15h, haverá entrevista coletiva Superintendência Regional da PF, em Goiânia (GO).

 

Fonte:
Polícia Federal



15/02/2011 15:14


Artigos Relacionados


PF deflagra operação Precatório S.A. em Niterói

Governo de SP deflagra a Operação Parasitas

Polícia Federal deflagra Operação “Jackpot II” em MG

PF deflagra operação no combate à clonagem de cartões

Polícia Federal deflagra operação no Rio Grande do Sul

PF deflagra operação contra trabalho escravo no Rio Grande do Sul