PF desarticula quadrilha que atuava no comércio ilegal de mercadorias na região Sul



A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (7) a operação Comodoro II, dando cumprimento a mandados de busca e mandados de prisão de criminosos que atuavam no comércio de mercadorias descaminhadas nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e que envolve também o Paraguai e o Uruguai. 

Dentre os envolvidos nos grupos criminosos havia dois servidores públicos municipais e um policial militar, que dava apoio aos contrabandistas e recebia propina a fim de facilitar a passagem do contrabando por meio da região Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina.  Apesar de os servidores públicos não se valerem da função para facilitar o crime, faziam do contrabando a sua segunda fonte de renda. 

As organizações criminosas atuavam nas cidades de Santana do Livramento (RS), Bagé (RS), Santa Maria (RS), Porto Alegre (RS), Canoas (RS), Rosário do Sul (RS), Frederico Westphalen (RS), Dionísio Cerqueira (SC), Foz do Iguaçu (PR) e Francisco Beltrão (PR). Um dos grupos trazia cigarros oriundos do Paraguai para serem distribuídos na fronteira do Rio Grande do Sul com Uruguai e também remetidos para o Uruguai, principalmente Montevidéu. 

No decurso das investigações, a PF constatou que as operações Comodoro II (Santana do Livramento) e Loki (Dionísio Cerqueira) possuíam investigados em comum. A partir daí passou a haver o compartilhamento das investigações. Nesse caso foram expedidos, ao todo, 41 mandados de prisão, desses, cinco dizem respeito a alvos da operação Comodoro II, mas optou-se de fazer uma única representação, além de uma prisão em flagrante nesta terça-feira. Foram expedidos 11 mandados de busca em Santana do Livramento. 

Durante as investigações da operação Comodoro II, foram apreendidos 1,025 milhão de mídias virgens (CDs e DVDs virgens utilizados para pirataria), 36.500 pacotes de cigarros, 1.240 garrafas de bebidas alcoólicas, cinco caminhões e 21 carros, além de terem sido presas em flagrante 38 pessoas. 

O valor estimado de bens apreendidos (mercadoria e veículos) durante as investigações supera a quantia de R$ 2,3 milhões. 

Durante o cumprimento dos mandados judiciais na manhã desta terça-feira, em que participaram 224 policiais federais e 36 policiais da Força Nacional de Segurança Pública, foram realizadas cinco prisões em flagrantes. 

 

Fonte:
Polícia Federal

 

07/06/2011 18:42


Artigos Relacionados


Operação da PF desarticula quadrilha de assaltantes em MG

PF desarticula quadrilha de tráfico de drogas no Paraná

PF desarticula quadrilha que falsificava selos dos Correios

Operação desarticula quadrilha de fraudadores no Pará

PF desarticula quadrilha que contrabandeava cigarros paraguaios

PF desarticula quadrilha de falsificadores de moeda em Caxias do Sul