PF desmonta esquema de fraudes em licitações no Espírito Santo



A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (16), no Espírito Santo, a Operação Moeda de Troca. O objetivo é desarticular uma organização criminosa, constituída por empresários e servidores públicos municipais, que vinha desviando dinheiro público estadual e municipal através de fraudes em licitações.


Foram expedidos, pela Justiça Estadual da Comarca de Santa Leopoldina (ES), 15 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva. As medidas judiciais estão sendo cumpridas nos municípios de Vitória, Vila Velha e Santa Leopoldina. 


As investigações, que tiveram início há cinco meses, mostraram a existência de um esquema de fraudes em licitações públicas nos municípios de Santa Leopoldina, Cachoeiro de Itapemirim, Presidente Kennedy, Viana e Serra. Um dos empresários envolvidos no esquema já havia sido preso pela Polícia Federal em 2003, acusado pelo mesmo tipo de crime.


As fraudes apuradas nas licitações e contratos com os municípios citados eram realizadas através de combinação prévia com os concorrentes ou alternância deles, utilização de “laranjas” na constituição de empresas, e ainda pela “criação de emergência” para contratação com a Administração Pública. 


Somente nos municípios mencionados, foram investigados 11 contratos celebrados entre as prefeituras e as empresas investigadas, sendo apurado o montante de cerca de R$ 28 milhões, referente aos anos de 2009 e 2010.

 

 

Fonte:
Polícia Federal



16/09/2010 20:41


Artigos Relacionados


Receita desmonta esquema de fraudes de municípios e empresa de assessoria tributária

Efraim nega envolvimento com suposto esquema de fraudes em licitações no Senado

Receita faz operação para coibir fraudes na venda de empresas no Espírito Santo

Ricardo Ferraço pede explicações à ANP sobre exclusão do Espírito Santo de rodada de licitações

PF desmonta esquema que fraudava salário-maternidade

Operação da Corregedoria de SP desmonta esquema de fraude no Detran.SP