Pilotos e comandantes serão ouvidos sobre problemas em sistema de checagem de vôos
A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou nesta quarta-feira (9) a realização de audiência pública para ouvir pilotos e comandantes de aeronaves sobre as insuficiências do sistema de checagem de vôo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Autor da proposta, o senador Blairo Maggi (PR-MT) relaciona as dificuldades ao déficit de checadores em atividade. Esses profissionais são responsáveis por examinar quem está ou não capacitado para pilotar uma aeronave.
O problema foi abordado pelo senador durante a sabatina do indicado para o cargo de diretor-presidente do órgão, Marcelo Pacheco dos Guaranys, ocorrida pouco antes. Guaranys esclareceu que o órgão vem devolvendo à Aeronáutica - 20% ao ano - os militares que serviam no órgão, inclusive checadores. Porém, a reposição por meio de pessoal próprio na mesma velocidade.
- Os concursos não vêm sendo feitos na velocidade necessária e realmente precisamos de solução mais eficiente para otimizar a atuação da Agência - afirmou.
A comissão aprovou ainda requerimento para audiência destinada a esclarecimentos sobre o modelo de concessão de rodovias federais. Outro objetivo é examinar o aumento no valor das tarifas de pedágio nas rodovias já concedidas, apesar do atraso nos investimentos por parte das concessionárias, como observador pelo autor da proposta, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP). Um dos convidados será o diretor-geral do Departamento nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit).
09/06/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Serys pede informação à Anac sobre problemas em vôos
Ex-dirigentes da Previ serão ouvidos sobre 'fábrica de dossiês'
Acusados de vazar informações sobre FHC serão ouvidos por parlamentares
Juiz e promotor de Niquelândia serão ouvidos sobre prostituição de adolescentes
Juristas serão ouvidos no dia 14 sobre o projeto do novo Código Penal
CELSO FURTADO E RUBENS RICUPERO SERÃO OUVIDOS SOBRE POBREZA NO DIA 27