Planejamento define retorno de 432 servidores anistiados



Com a publicação de 19 portarias no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (18), assinadas pela ministra do planejamento Miriam Belchior, foi deferido o retorno ao serviço de 432 empregados públicos demitidos no período do governo Collor e anistiados pela Comissão Especial Interministerial (CEI), presidida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Todos os citados nos anexos das portarias serão notificados pelo órgão ou entidade em que estão sendo reintegrados, e terão prazo de 30 dias para se apresentar ao serviço, sob o regime celetista.

Foram anistiados ex-empregados de cinco empresas do ramo de telefonia, conhecidas como “teles” (Telesp, Telebahia, Teleceará, Telemig e Telerj), duas da área de energia elétrica (Eletronorte e Chesf), das extintas LBA, Portobras, BNCC e Banco Meridional e, ainda, do Serpro, INSS, ECT, CPRM, INB, CVRD, Codeba e do Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica (Laqfa).


Comissão

A Comissão Especial Interministerial foi instituída em 2004, para revisão de atos administrativos praticados por comissões anteriores (criadas em 1995 e em 2000) referentes a processos previstos na Lei 8.878/1994. Esta lei concedeu anistia a servidores que, na época do governo Collor, foram demitidos ou exonerados com violação de dispositivo constitucional ou legal.

O trabalho efetivo de reintegração dos ex-empregados, no entanto, só teve início a partir de 2008, quando foi editado parecer da Advocacia Geral da União, com regras claras sobre o retorno.

Os trabalhos de análise e revisão dos cerca de 800 processos abertos em 2004, além dos 1.400 pedidos de reconsideração que ainda restam, devem prosseguir até o final do ano. 


Fonte:
Ministério do Planejamento



18/05/2011 16:32


Artigos Relacionados


Servidores anistiados são reintegrados por dez portarias do Planejamento

Servidores anistiados são reintegrados por oito portarias do planejamento

Planejamento define datas do recesso de fim de ano para servidores públicos

Comissão apresenta balanço sobre retorno de anistiados

Ministério do Planejamento reintegra mais 55 anistiados no governo Collor

Portarias autorizam 13 servidores anistiados a retornarem ao serviço