Ministério do Planejamento reintegra mais 55 anistiados no governo Collor
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão liberou o retorno ao serviço público de 55 pessoas demitidas durante o governo Collor e anistiadas pela lei nº 8.878/94. As autorizações para reintegração ao serviço público foram publicadas, nesta sexta-feira (23), no Diário Oficial da União (DOU).
A portaria nº.202 defere a reintegração de seis pessoas ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BDNES), instituição da qual foram demitidos.
Já a portaria nº.203 autoriza o retorno de 44 anistiados ao quadro de pessoal em extinção do Ministério da Ciência e Tecnologia, sob regime celetista. Essas pessoas são oriundas da extinta Fundação de Tecnologia Industrial (FTI).
A última portaria publicada nesta sexta-feira, de nº.204, dá a cinco pessoas, oriundas do extinto Serviço Nacional de Inteligência (SNI), o direito de serem reintegradas à Agência Brasileira de Inteligência (Abin), para compor quadro especial em extinção, sob regime celetista.
Os interessados deverão ser notificados em até 30 dias, tendo o mesmo prazo para se apresentarem. Caso não se apresente dentro do prazo, o anistiado estará renunciando ao direito de regressar ao serviço público.
As portarias informam que, segundo o despacho nº 1.499/2009 do consultor-geral da União, nenhum órgão da administração pública tem poder de rever decisões tomadas pela Comissão Especial Interministerial (CEI) na análise dos processos de retorno dos anistiados.
O retorno dessas pessoas foi validado pela CEI, responsável pela análise de todos os processos de reintegração dos servidores anistiados demitidos durante o governo Collor. A condição para o retorno é de que os anistiados não recebam os valores retroativos referentes ao período em que estiveram afastados do serviço público.
26/04/2010 14:18
Artigos Relacionados
Anistiados dizem que órgãos públicos não cumprem decisão de Lula de reintegrá-los ao trabalho
Começa audiência sobre reivindicações dos anistiados do governo Collor
CDH discute situação de anistiados demitidos durante governo Collor
Anistiados da Vale durante o governo Collor serão reintegrados ao serviço público
Trabalhadores demitidos no governo Collor e depois anistiados querem reintegração imediata
Servidores anistiados são reintegrados por dez portarias do Planejamento