Planejamento para agricultura familiar é debatido em Encontro



O secretário nacional da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Valter Bianchini, apresentou nesta quarta-feira (19), durante o Encontro Nacional 4ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, os grandes avanços e atuais desafios das políticas para a agricultura familiar brasileira, setor fundamental para a segurança alimentar do País.

“O fortalecimento da agricultura familiar nos últimos anos contribuiu para o abastecimento alimentar e a estabilidade do País em momentos de crises de preços”, observou Bianchini, que participa do grupo de trabalho que discute a promoção do abastecimento e estruturação de sistemas. O tema corresponde a uma das diretrizes do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan).

Os objetivos do debate, ao longo desta quarta-feira, são avaliar os desafios para a soberania alimentar no Brasil e definir prioridades do Plansan. O encontro é realizado pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) em Brasília, para consolidar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e efetivar a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), mobilizando sociedade civil e governo. 

Políticas públicas

Entre as políticas para o setor da agricultura familiar, alguns dados foram destacados pelo secretário, como o crescimento do acesso ao crédito por meio do Pronaf, tanto em número de contratos quanto em valores – que aumentou de R$ 2,3 bilhões aplicados na safra 2002/2003 para R$ 18,6 bilhões na safra 20012/2013.

Outro destaque foi para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), acessado por 200 mil agricultores. Com relação ao Seguro da Agricultura Familiar, mais de 540 mil empreendimentos foram segurados na safra 2012/2013.

O secretário pontuou que, hoje, dois milhões de famílias são beneficiadas por Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) – por meio de chamadas públicas ou convênios.

Garantia-Safra, Mulheres Rurais, Desenvolvimento Rural e Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) também foram apresentados pelo secretário como ações do MDA - por meio da Secretaria da Agricultura Familiar.

Alguns dos desafios e metas são a regulamentação da produção orgânica, a universalização de Assistência Técnica e Extensão Rural para a produção agroecológica e o aumento do acesso das mulheres rurais às políticas públicas.

Participaram do grupo de trabalho conselheiros do Consea de vários estados, representantes do Governo Federal, entre Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; camponeses, quilombolas e outros representantes da sociedade civil.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



19/03/2014 17:18


Artigos Relacionados


O encontro da agricultura familiar com a gastronomia

Encontro debate fornecimento de produtos da agricultura familiar

Feira de Santana (BA) recebe 1º Encontro da Agricultura Familiar no Nordeste

ODACIR DESTACA REALIZAÇÃO DE ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE AGRICULTURA FAMILIAR

Vasectomia é opção para planejamento familiar

Começa audiência pública para debater planejamento familiar