Planejamento recebe representantes do Grito da Terra Brasil



A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, recebeu na quinta-feira (12) o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Ercilio Broch, e representantes de federações de trabalhadores na Agricultura (Fetags). O objetivo do encontro foi sensibilizar o ministério para os itens da pauta do 17º Grito da Terra Brasil (GTB), uma negociação que envolve ministérios, secretarias nacionais, autarquias federais e o Congresso Nacional.

Com 200 pontos, o documento está organizado em nove eixos que preveem ações emergenciais de combate à pobreza rural, desigualdade de gênero e fomento para geração de renda e sustentabilidade econômica, social e ambiental. No próximo dia 18, a Contag terá reunião com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.

Depois de ouvir uma série de reivindicações relacionadas à questão fundiária e às secretarias de Política Agrícola e Política Agrária da Contag, a ministra abordou os principais pontos da pauta do GTB. Miriam Belchior destacou que a pauta apresentada vai ao encontro da meta da presidenta de acabar com miséria extrema no País, lembrando que pelo menos metade da população abaixo da linha da pobreza está no campo.

De acordo com a ministra, tanto o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) como o Minha Casa, Minha Vida preveem recursos para atender às necessidades dos assentamentos rurais. “Mas isso depende da iniciativa de vocês junto com as prefeituras para que os municípios inscrevam suas propostas para o grupo de seleção de projetos do PAC”,  afirmou Miriam Belchior.

O GTB é o principal evento da agenda do movimento sindical do campo, reunindo anualmente milhares de trabalhadores rurais de todo o País em Brasília. A manifestação, promovida pela Contag, é apoiada pelas Federações dos Trabalhadores na Agricultura (Fetags) e pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STTRs) e pode ser considerada, segundo Broch, como data-base dos trabalhadores rurais brasileiros.


Fonte:
Ministério do Planejamento



13/05/2011 15:47


Artigos Relacionados


Presidenta recebe pauta de reivindicações do Grito da Terra

Sarney recebe pauta do Grito da Terra 2009

Presidenta recebe pauta de reivindicações do Grito da Terra 2012

Fetag adianta objetivos do Grito da Terra Brasil

Paim defende reivindicações do Grito da Terra

Grito da Terra apresenta pauta de reivindicações ao Legislativo